Visitas

A Cena está Segura??

Olá Pessoal!!!
Para não ser-mos a próxima vítima, temos que ter muita atenção na segurança da cena!!!
Hoje aprenderemos como é importante cuidar-mos da nossa segurança...


A segurança da cena é a etapa onde o socorrista deve avaliar a segurança da equipe e os fatores relacionados ao trauma que podem favorecer o diagnóstico das lesões. A cena deve ser avaliada quanto a situações de risco, pois não podemos esquecer que a princípio toda cena oferece algum tipo de risco e é fundamental o reconhecimento destes, para que possamos tornar a cena segura ou esperar que se torne segura por si só. Deve-se ser feita uma avaliação quanto à existência de situações de perigo que possam pôr em risco a integridade física  e a segurança do socorrista. O socorrista tem como obrigação tornar a cena segura para depois atuar.
“ Nunca entre em um local que não seja seguro.
E se o local em que você estiver não parecer seguro, saia imediatamente!”

Para minimizar o tempo, faça as seguintes perguntas:

a) A cena está segura?
É importante reconhecer os possíveis riscos e os principais itens de proteção individual assim como, as medidas a serem tomadas para a avaliação correta e segura da cena. É necessário evitar ou eliminar os prováveis agentes causadores de lesões ou agravos à saúde, como fogo, explosão, eletricidade, fumaça, água, gás tóxico, tráfego, desmoronamentos, ferragens cortantes, etc.


b) O que aconteceu?
É o estudo rápido dos diferentes fatores relacionados à ocorrência ou evento traumático, e é indispensável para a tomada de decisão. É fundamental que o socorrista faça uma avaliação global da cena, incluindo aqui a avaliação física da cena, dos transeuntes, dos familiares e da vítima.

c) Quantas vítimas ?
É importante avaliar também quantas vítimas foram envolvidas no evento, para que todas as vítimas possam receber os cuidados iniciais de socorro. É importante não se deixar levar pelas vítimas que mais chamam a atenção gritando, ou por aquelas que aparentemente estão em pior estado. Determinar o número de vítimas é muito importante, pois desta informação dependerá o tipo de socorro e recursos a serem disponibilizados.
A bio-proteção: ao aproximar-se da vítima, o socorrista deve ter sempre em mente a sua própria segurança, e sempre que possível utilizar equipamento de bio-proteção, pois o contato direto com substâncias como sangue, urina, fezes, vômito, saliva, muco, e também com contaminações externas provenientes de esgoto, água, roupas ou superfícies contaminadas; podem transmitir doenças de pele, AIDS, hepatite, tuberculose; assim sendo o contato direto deve ser evitado pelo uso de equipamentos individuais de proteção (EPIs).

Alberto Souza