Visitas

Como localizar a artéria braquial

          Olá amigos, quando falamos em coleta de material, principalmente hematológico, precisamos conhecer muito bem a anatomia das principais veias e artérias. Postarei vários artigos para te ajudar a identificar melhor essas estruturas. Vamos começar com a identificação da artéria braquial.
            O primeiro relato de que se tem notícia na literatura médica sobre a cateterização intravascular data de 1733, quando o reverendo Stephen Hales realizou a medida direta das pressões arterial e venosa em animais, utilizando cânulas de latão, antes, durante e após a indução de choque hemorrágico. Em seres humanos, atribui-se a Faivre, em 1856, a primeira mensuração direta da pressão arterial, canulando a artéria de um membro amputado.

            A detecção do pulso da artéria braquial pode ser difícil. Normalmente o ventre do músculo bíceps tem que ser empurrado lateralmente para se detectar as pulsações da artéria. Para se localizar o pulso da artéria braquial, empurre lateralmente, não muito profundo, como você pode observar na figura abaixo.

Hemorragias
            
         O melhor lugar para comprimir a artéria braquial para controlar uma hemorragia é próximo do meio do braço.

              A artéria braquial é o principal e maior vaso sanguíneo do braço. Ela é uma continuação da artéria axilar. A artéria acompanha o úmero até alcançar a fossa cubital, no cotovelo divide-se nas artérias radial e ulnar, que seguem para o antebraço podendo ser palpada em todo o seu comprimento.


E aí? Você já consegue localizar a artéria braquial?

Forte Abraço,
Alberto Souza