Visitas

Diferenças entre Entorse, Luxação e Fratura

Hoje iremos aprender a diferença entre entorse, luxação e fratura. Fiquem atentos pois é uma dúvida bastante frequente entre os estudantes.


Caso queira receber gratuitamente os e-books em PDF das postagens e atualizações do blog, promoções para treinamentos da AFS Coaching e muito mais, cadastre-se no link abaixo:


                                           CADASTRE-SE AQUI

Luxação

Luxação ocorre quando o osso é deslocado de uma articulação ou quando o contato articular dos ossos que formam a articulação é completamente perdido. As luxações mais comuns no traumatismo são as de ombro, dedos  ou polegar, patela e quadril.
Luxações podem com freqüência ser clinicamente identificadas pelo formato ou alinhamento anormal das partes do corpo, e qualquer movimento dessas partes pode ser doloroso e deve ser evitado. Como nas fraturas, as luxações devem ser examinadas em dois planos, em 90° em relação ao outro, para  demonstrar o grau de deslocamento.
          Se um osso deslocado voltar sozinho à normalidade após a injúria, o dano pode ainda assim ter ocorrido, e é necessário um mínimo de duas incidências  da articulação afetada para avaliar danos e/ou possível fratura por avulsão.

Reparem a perda da relação articular entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide

Entorse

Uma entorse é uma torção ou distensão forçada de uma articulação, resultando em rotura parcial dos ligamentos de suporte sem luxação.
Uma entorse pode resultar em dano grave aos vasos sangüíneos, tendões, ligamentos ou nervos associados. Uma entorse grave pode ser dolorosa e deve ser tratada com muito cuidado durante o exame radio­gráfico. Aumento importante do volume e equimose resultante da hemorragia causada pela rotura de vasos sangüíneos freqüentemente acompanham uma entorse  grave. Os sintomas são similares aos de uma fratura, e as radiografias  ajudam na diferenciação entre uma entorse e uma fratura.

Fratura

Uma fratura é a perda da solução de continuidade de um osso.
Diante da possibilidade de qualquer fratura, devemos ser cautelosos ao mover e posicionar o paciente a fim de não causar adicional injúria ou deslocamento de fragmentos fraturados. Nunca devemos forçar um membro ou parte do corpo para uma posição. Se a fratura é óbvia, ou se dor intensa acompanha qualquer movimento, o posicionamento deve ser adaptado conforme necessário.
 
Fratura exposta de tíbia



Grande abraço,