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Exemplos de Trabalhos em Biologia Celular


                       Esta semana meus alunos do primeiro ano se superaram!!! Mandaram muito bem! Pedi para que a criatividade tomasse conta quando apresentassem o trabalho sobre Organelas Celulares. Até um ABACATE foi usado como exemplo! Porém, outros materiais como isopor, massa de modelar, tinta, gel de cabelo também serviram como "matéria prima" para a construção das células.
Só Para lembrar, as Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento.

Exemplo: A mitocôndria é encontrada em todas as células eucariontes e desenvolvem importante atividade nos processos metabólicos celulares, pois a elas cabe a função de reprocessar a energia contida nas moléculas dos compostos orgânicos obtidos pela alimentação afim de qua haja liberação de energia.



              No exemplo abaixo, o aluno usou o caroço do abacate para ilulstrar o núcleo da célula. Conversamos que o núcleo é uma estrutura na maioria das vezes esférica, é  delimitada por uma membrana  dupla com numerosos poros.
              É importante lembrar que as únicas células verdadeiramente anucleadas são as hemácias dos mamíferos, uma vez que durante o seu processo de formação, eliminam integralmente o seu núcleo.

          Neste exemplo, os alunos usaram gel de cabelo para ilulstrar o Citoplasma.
         O espaço compreendido entre a membrana plasmática e a membrana nuclear recebeu o nome de citossomo, e nesse espaço, em meio à complexa trama do retículo endoplasmático, o Microscópio Eletrônico revelou  não só a estrutura mais íntima das organelas já conhecidas, mas identificou a presença de novas. Assim, mitocôndrias, complexo golgiense, cloroplastos, ribossomos, lisossomos, bem como estruturas nucleares passaram a ser bem conhecidas não só na fisionomia mas na correta interpretação de suas funções.

Aqui, podemos observar o trabalho que deu para fazer esta tarefa! Posso imaginar quanto tempo a aluna da Escola Técnica Destake em Rio das Ostras-Rj demorou para fazer esta célula. Com certeza, pode aplicar os conhecimentos teóricos e vivenciar na prática, melhorando, assim seu desempenho!


Minha proposta é incluir o lúdico como proposta pedagógica em algumas aulas, tornando-as mais dinâmicas e interessantes.

Veja mais alguns exemplos da criatividade, trabalho em equipe, organização, persistência, paciência, planejamento dentre outras características dos alunos a fim de fazer o melhor!

Alunos de Enfermagem e Biomedicina da FACRO - Rio das Ostras - RJ.

Aula sobre organelas celulares. Os alunos trouxeram os trabalhos, cada um expôs o que entendeu sobre a temática "Organelas Celulares", e ministrei uma aula em cima dos trabalhos realizados. 


Muitas vezes, a aprendizagem de conteúdos de Biologia Celular está relacionada à memorização de estruturas e de conceitos. Para os estudantes, a disciplina é considerada difícil, devido ao seu elevado nível de complexidade e de abstração (Legey et al., 2012). Além disso, o despreparo de alguns professores também contribui para o agravamento desse cenário (Palmero, 2003).  


Segundo as diretrizes educacionais definidas pelos PCNs (Brasil, 1999), cabe aos professores conduzir os estudantes na construção do conhecimento e estes, por sua vez, devem ser capazes de desenvolver habilidades como o pensamento crítico e a autonomia. Para isso, o modo pelo qual o processo de ensino-aprendizagem ocorre atualmente deve ser repensado e reformulado. 


Diversos trabalhos já apontam que a inserção de atividades pedagógicas diferenciadas pode auxiliar na melhor compreensão de temas científicos pelos estudantes. Pode-se mencionar, por exemplo, a aplicação de modelos didáticos alternativos (Orlando et al., 2009), a implementação de atividades de laboratório (Carneiro & Silva, 2007) e a proposição de jogos educativos (Spiegel et al., 2008).


Forte Abraço,
Alberto Souza