Visitas

Cuide bem do seu coração!!!

Os movimentos de contração ou sístole do coração impulsionam o sangue venoso do ventrículo direito aos pulmões, num circuito conhecido como pequena circulação ou circulação pulmonar e também ejetam sangue do ventrículo esquerdo à artéria aorta a partir da qual o sangue é distribuído a todo o organismo através da grande circulação ou circulação sistêmica.
As diferenças de pressão sanguínea fazem o sangue deslocar-se das regiões de alta pressão para as de baixa pressão. A circulação pulmonar ocorre a partir das artérias pulmonares direita e esquerda, resultantes do tronco pulmonar, que levam o sangue venoso do ventrículo direito aos pulmões.
A aorta inicia uma série de ramificações que formam as grandes artérias, as artérias de médio e pequeno calibre, as arteríolas e os capilares. Do coração aos capilares o sangue vai perdendo pressão ao se deparar com os diversos fatores que determinam a resistência vascular.
Foto do coração humano
O fluxo sanguíneo para os tecidos são controlados de acordo com as necessidades dos tecidos. A quantidade de sangue bombeada pelo coração num determinado período de tempo constitui o débito cardíaco. O débito cardíaco é controlado pela totalidade de fluxos locais dos tecidos. Num indívíduo adulto normal o débito cardíaco oscila em torno de 5 litros por minuto.
Ponte de Safena

A insuficiência cardíaca (IC) é uma condição em que o coração é incapaz de bombear sangue suficiente, com pressões de enchimento normais, para atender às necessidades metabólicas do corpo ocasionando redução da capacidade de exercício.
A IC é encontrada com uma freqüência cada vez maior. Grande parte desse aumento pode ser atribuída ao envelhecimento da população, com uma alta incidência de doença cardiovascular; a IC é atualmente o grupo relacionado com diagnóstico mais comum em todos os Estados Unidos em pacientes com mais de 65 anos de idade.

Só temos um coração, vamos cuidar bem dele!!!
Alberto Souza