Visitas

Posturas inadequadas no ambiente de trabalho

         Muito se fala sobre posturas erradas que adotamos em nossas atividades diárias. Constantemente temos que passar horas em frente ao computador; muito tempo se gasta andando pra lá e pra cá ou se você é dentista, guitarrista ou cirurgião, precisa fazer movimentos repetitivos durante um bom tempo da sua atividade diária.
 
         O fato é que:
 
As más  posturas adotadas no ambiente de trabalho   podem favorecer o surgimento de desvios posturais.
 
Sim, desvios posturais como a escoliose que podem levar ao desenvolvimento de hérnia de disco!
 
          Segundo Candotti, 1993; Fischinger, 1984, a nossa postura sofreu várias alterações no decorrer da história e da evolução do ser humano, de modo que a coluna vertebral, em razão de sua constante posição vertical e das cargas que pressionam  determinadas áreas, passou a apresentar doenças e  degenerações.

          O pior de tudo é que realizamos nossas atividades diariamente, normalmente até que um belo dia as dores começam a aparecer. E, muitas vezes a Hérnia de disco já está estabelecida.
          Esta imagem é de uma paciente de 47 anos que ficou internada lá no hospital que eu trabalho. Ela é diarista e trabalha com muitos movimentos repetitivos, principalmente nos membros superiores. Ou seja, faz todas as difíceis tarefas de casa que nós conhecemos.
         Se adotarmos posturas corretas, simples durante o dia, vamos ajudar a prevenir muitas dessas alterações posturais.
 
         Segundo Rasch (1991), um encurtamento adaptativo de músculos pode ocorrer se as posturas habituais e um trabalho pesado crônico ocorrem em amplitudes de movimento articular (ADM) restritas.
Ou seja, a prevenção é o melhor remédio!!!
 
Grande Abraço,
Alberto Souza