Visitas

Cuidado para não aumentar a lesão do paciente

               Hoje vamos falar sobre como devemos movimentar uma pessoa com uma lesão grave na coluna vertebral, intubada, sedada, com acesso venoso profundo, monitorização cardíaca, oximetria de pulso, etc. O paciente em questão apresentava uma fratura patológica na quinta vértebra torácica (T5) com colapso quase total do corpo vertebral.
               Traduzindo, o paciente está "acoplado" a vários aparelhos, não consegue se mexer, pois está sedado e precisa ser submetido a um exame de ressonância magnética (RM). Se a equipe o transportar de qualquer maneira, a lesão que já é grande, pode aumentar e ainda comprometer ainda mais a medula espinal.
 
Veja a imagem abaixo:


 
                    Reparem a medula espinal está sendo pressionada pelos fragmentos ósseos e processo infeccioso, e isso o fazia ficar restrito ao leito e com os membros inferiores paréticos (dormentes e com pouco movimento). 
Então, uma das minhas funções enquanto fisioterapeuta era evitar os posicionamentos incorretos para evitar que a lesão aumentasse. Então era preciso orientar toda a equipe sobre a gravidade do problema. Quando chegaram para o transporte, foi preciso solicitar a ajuda dos maqueiros, técnicos em enfermagem para realizar o rolamento, colocá-lo na prancha e logo depois posicioná-lo na maca da ambulância e, finalmente, realizar o transporte para fazer a RM.
                     Amigos, sempre peçam ajuda aos colegas de trabalho na hora de fazer qualquer movimento com o paciente. Você vai evitar que ele seja prejudicado e vai  preservar a sua coluna enquanto profissional de saúde.  Quem trabalha em hospital sabe que compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua, são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos pacientes.
 
Grande Abraço,
Alberto Souza