Visitas

O que é Osteoporose?


Você  já deve ter ouvido falar em casos inusitados de fraturas. Vou te apresentar um bem interessante... Esta paciente tem  85 anos e tem vários gatos de estimação. Um belo dia quando preparava o almoço para receber os filhos e netos, caiu da própria altura, pois  se assustou com o gato que encostou em sua perna. O curioso é que ela já tinha fraturado o colo do fêmur contralateral há três anos.
            Os idosos devem tomar muito cuidado com essas quedas pois a osteoporose é considerada atualmente um sério problema de saúde pública do mundo. É uma doença que se caracteriza por alterações esqueléticas que comprometem a resistência óssea, predispondo o indivíduo a fraturas que acomete particularmente mulheres idosas.
            A osteoporose é uma doença esquelética sistêmica caracterizada por diminuição da massa óssea e deteriorização microarquitetural do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade óssea e susceptibilidade à fratura. A osteoporose inicialmente é assintomática, sendo conhecida como “doença silenciosa”, pois as primeiras manifestações clínicas surgem quando já ocorreu perda de 30 a 40% de massa óssea.


          Os primeiros sintomas aparecem quando ocorrem fraturas periféricas ou axiais após mínimos traumas. As fraturas ocorrem principalmente nas vértebras, punho e colo do fêmur.
          As fraturas de quadril e antebraço distal (fratura de Colles) geralmente ocorrem após queda. Aproximadamente 30% dos indivíduos acima de 65 anos, caem uma ou mais vezes por ano e, destes, 3% desenvolvem fraturas. O sítio de fratura pode influenciado pela direção da queda. Queda para trás resultam em fraturas de quadril e, para frente, fratura de Colles.
         Hoje, estamos fazendo o tratamento pós operatório e a recuperação está dentro do planejamento.
Grande abraço,

Alberto Souza