Visitas

Como conviver com a Artrose

        Recentemente, tive a oportunidade de falar para uma "galerinha" muito especial. Um Projeto Social que atende os queridos da terceira idade  "Projeto Valéria da Piscina".
          Na palestra "Mantendo a postura e melhorando a qualidade de vida", conversamos sobre uma doença que atinge milhares de pessoas pelo mundo. A Artrose é uma doença que causa degeneração da cartilagem articular que temos na extremidade dos nossos ossos. É impressionante como as pessoas ficam surpresas ao saber que alguns casos da doença, poderia ser atenuada através da prevenção. Se diminuir-mos a carga em uma articulação o processo pode deter-se. Com o tempo, os ossos podem sofrer alterações ósseas visíveis associadas à osteófitos marginais. 
          No término da palestra, uma senhora de 76 anos veio ao meu encontro e comentou que melhorou muito após ter iniciado atividades físicas. "Este projeto foi muito bom para minha vida" afirmou a senhora.
          Aí você pode estar se pergundando. Como as atividades físicas atuam na artrose? Dentre outras respostas, podemos destacar esta:  Nós temos um líquido nas articulações chamado "Líquido Sinovial", Ele tem o objetivo de facilitar os movimentos e nutrir a nossa cartigem, uma vez que, é pouco vascularizada. Se fazemos atividades físicas com pouco impacto e movimentamos esse líquido, a cartilagem vai ser melhor nutrida e assim as dores tendem a diminuir. Observe a figura ao lado: temos uma articulação com um processo de degeneração da cartilagem (artrose) e outra, articulação com a cartilagem preservada.

Deixo meu abraço a todos que fazem parte da Equipe da Professora Valéria da Piscina. Parabéns pelo belo trabalho que vocês realizam! Fiquei muito feliz em fazer parte desta história.

Alberto Souza