Visitas

Não esqueça as Luvas!!!



Nos últimos dias, temos vivido momentos de tensão no Estado do Rio de Janeiro. Muitos ataques aos carros, ônibus, caminhões, etc... A grande questão é a quantidade de lesões que as pessoas sofreram e como foram atendidas no período pré-hospitalar.
Existem vários tipos de microrganismos como Vírus, bactérias, protozoários e fungos que se entrarem em contado com o nosso organismo sem as devidas proteções individuais, podem desenvolver doenças.
A infecção é uma doença causada pela presença de agentes infecciosos que provocam danos em determinados órgãos do nosso tecido do nosso corpo causando febre,dor, edema, aumento dos leucócitos (células de defesa) e secreção purulenta no local afetado.
Além de seu importante papel como componentes da microbiota residente de animais e plantas, em nosso dia a dia convivemos com os mais diversos produtos microbiológicos “naturais” tais como: vinho, cerveja, queijo, picles, vinagre, antibióticos, pães, etc. Paralelamente, não pode ser deixada de lado a importância dos processos biotecnológicos, envolvendo engenharia genética, que permitem a “criação” de novos microrganismos, com as mais diversas capacidades metabólicas.
Os microrganismos, eventualmente provocam doenças no homem, outros animais e plantas. Apesar dos enormes avanços em relação ao tratamento de doenças infecciosas, estas vêm se tornando novamente um tema preocupante, em virtude do crescente surgimento de linhagens bacterianas cada vez mais resistentes às drogas. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde vem demonstrando crescente interesse nas doenças emergentes e reemergentes, de origem infecciosa.
Por isso, devemos nos proteger antes de atender uma pessoa.



As luvas protegem de sujidade grosseira. Elas devem ser utilizadas em procedimentos que envolvam sangue, secreções, mucosas, pele não íntegra, etc...
             

Não coloque suas mãos no sangue de ninguém, proteja-se!!!

Alberto Souza