Visitas

A Qualidade de Vida no trabalho


Nos últimos anos, a preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT passou a ser uma constante na sociedade contemporânea, profundamente marcada por um processo intenso de transformação, com real impacto sobre a vida dos indivíduos. No mundo do trabalho, essa preocupação com a qualidade de vida tem motivado programas específicos de combate às doenças ocupacionais, ao estresse e sobretudo mecanismos de defesa do bem estar do trabalhador, integrando as políticas de recursos humanos.
A importância da QVT reside simplesmente no fato de que passamos em ambiente de trabalho mais de 8 horas por dia, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas. Não se trata mais de levar os problemas de casa para o trabalho, e
sim de levarmos para casa os problemas, as tensões, os receios e as angústias acumulados no ambiente de trabalho.
Para Fernandes (1996), pode-se entender QVT como um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.


"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente." (Texto Zen-Budista)

Alberto Souza