Visitas

Dicas Primeiros Socorros - AFOGAMENTO

Segurança do Local

            Uma das primeiras coisas que você deve fazer no local do acidente é cuidar da segurança – não apenas da vítima, mas também da sua própria e a das pessoas que estiverem no local. Garantir a segurança é sua prioridade principal; você não conseguirá ajudar outra pessoa se você mesmo se tornar uma vítima.
            Assim que chegar ao local, avalie a situação a uma distância segura. Não se envolva em uma situação que não oferece segurança, a não ser que você tenha sido adequadamente treinado e possua equipamentos de proteção.

Água
            Nunca entre na água para resgatar alguém, a menos que tenha recebido treinamento específico em resgate aquático; e, mesmo assim faça isso apenas em última instância. Ligue para o serviço de resgate e, enquanto espera, baseie-se nas diretrizes a seguir.

                  Se a vítima estiver próxima o suficiente para alcança-lo, estenda a mão, uma vara, um galho ou algum outro objeto; quando a vítima agarrá-lo, puxe-a para terra firme. Certifique-se de que seus pés estejam firmes no chão para que você não seja puxado para dentro da água.
                              

                                               Se você não puder alcançar a vítima, amarre um objeto flutuante na ponta de uma corda e arremesse-o para a vítima. Você pode usar caixas de isopor, brinquedos infláveis, galhos, coletes salva vidas ou qualquer coisa que flutue. Peça para a vítima segurar no objeto flutuante e puxe-a para a terra firme. Da mesma forma, verifique que seus pés estão firmes no chão para que você não seja puxado para dentro d’água.


Exemplo de um afogado grau 1

Cadastre-se para receber atualizações do blog!!!

Forte Abraço,
Alberto Souza