Visitas

Dicas para prevenção de úlceras por pressão



                  Olá, hoje veremos seis dicas para a prevenção de úlceras  por   pressão.    A maioria    dos casos de UPP pode ser evitada por meio da identificação dos pacientes em risco e da implantação  de estratégias de  prevenção confiáveis para todos os pacientes identificados como de risco.

Dica 1: Avalie a úlcera por pressão na admissão de todos os pacientes. Esta avaliação apresenta dois componentes muito importantes:
A avaliação do risco de desenvolvimento de UPP e;
A avaliação da pele para detectar a existência de UPP ou lesões de pele já instaladas.
           Se você identificar inicialmente os pacientes em risco para o desenvolvimento de úlceras, certamente irá adotar medidas preventivas adequadas. Por exemplo, observe se o paciente apresenta incontinência, como é a sua mobilidade, se apresenta déficit sensitivo e como está seu estado nutricional, ele está desidratado? Isso tudo deve ser visto na admissão do paciente, é a primeira coisa que você deve prestar atenção.
Dica 2: Reavalie diariamente o risco de desenvolvimento de úlceras por pressão (UPP).
Esta reavaliação diária vai permitir-lhe ajustar a melhor estratégia conforme as necessidades do paciente.
Dica 3: Inspeção diária da Pele
              Avalie cuidadosamente a pele a fim de identificar alterações da integridade cutânea e úlceras por pressão existentes. Para uma apropriada inspeção da pele, deve-se ter especial atenção às áreas corporais de maior risco para UPP, como as regiões anatômicas sacral, calcâneo, ísquio, trocanter, occipital, escapular, maleolar e regiões corporais submetidas à pressão por dispositivos como a presença de cateteres, tubos e drenos.
Dica 4: Manejo da umidade: Manutenção do paciente seco e com a pele hidratada.
            Pele úmida é mais vulnerável, propícia ao desenvolvimento de lesões cutâneas, e tendea se romper mais facilmente. A pele deve ser limpa, sempre que apresentar sujidade e em intervalos regulares. O processo de limpeza deve incluir a utilização cuidadosa de um agente de limpeza suave que minimize a irritação e a secura da pele.
Atenção:
             Deve-se tomar cuidado para minimizar a exposição cutânea à umidade decorrente de incontinência, transpiração ou exsudato de feridas. Quando estas fontes de umidade não puderem ser controladas, a utilização de fraldas e absorventes é recomendada, com o objetivo deminimizar o contato da pele com a umidade. Agentes tópicos que atuam como barreiras contra a umidade e hidratam a pele também podem ser utilizados.

Dica 5: Otimização da nutrição e da hidratação:
            Pacientes com déficit nutricional ou desidratação podem apresentar perda de massa muscular e de peso, tornando os ossos mais salientes e adeambulação mais difícil.
Líquidos, proteínas e ingesta calórica são importantes aspectos para a manutenção de um estado nutricional adequado. Suplementos nutricionais podem ser necessários caso a ingesta não seja suficiente. É recomendado que nutricionistas sejam consultados nos casos de pacientes com desnutrição a fim de avaliar e propor intervenções mais apropriadas.

Dica 6:  Minimizar a pressão
           Pacientes com mobilidade limitada apresentam risco maior de desenvolvimento de UPP. Todos os esforços devem ser feitos para redistribuir a pressão sobre a pele, seja pelo reposicionamento a cada 2 (duas) horas ou pela utilização de superfícies de redistribuição de pressão.
           Nosso objetivo sempre será  dar o nosso melhor para realizar um atendimento de qualidade. Os profissionais de saúde devem implantar estratégias de prevenção, como garantir o reposicionamento do paciente e sua colocação em superfícies de redistribuição de pressão, para todos aqueles com risco identificado.


 Forte Abraço,
Alberto Souza