Visitas

Alterações da Glândula Tireóide

             Esta semana pedi para meus alunos do segundo ano fazerem um trabalho sobre Bócio difuso e Nodular Atóxico e, mais uma vez, pedi-lhes que utilizassem a criatividade, ou seja, fizessem aquilo que realmente soubessem fazer e "defendessem" suas notas.
              O termo bócio atóxico ou simples refere-se a um aumento da massa da tireóide causado peça multiplicação excessiva de células epiteliais benignas. Em pacientes com bócio atóxico, os níveis de hormônios tireóideos estão geralmente normais. O aumento no tamanho da tireóide é um processo lento que evolui no decorrer de muitos anos, começando por um aumento difuso que quase sempre se torna multinodular com o tempo. O bócio atóxico é a doença tireóidea mais comum na América, afetando cerca de 5% da população. Sua incidência aumenta com a idade, e a condição afeta três a cinco vezes mais mulheres do que homens. O bócio tem sido classificado, de acordo com o padrão epidemiológico, em bócio endêmico ou esporádico. Acredita-se que o bócio endêmico endêmico resulte de fatores ambientais como deficiência de iodo ou presença de agentes bóciogênicos na cadeia alimentar que inibem a síntese de hormônios tireóideos. Já o bócio esporádico indica uma pequena parcela da população. A causa do bócio esporádico varia,  sendo o aumento mais frequente da tireóide estimulados por fatores estimulado por fatores extratireóideos. Ex.: O TSH é o estimulador mais frequente.
 


 
           As alunas Alice Rangel Rodrigues, Alina Maria Santos Marques e Eduarda Souza Cezário da turma 2005 utilizaram um boneco de cerâmica feito por elas (indicando o bócio)para a apresentação  e um desenho com fundo de isopor da região anterior do pescoço indicando os nódulos com massa de modelar.
         Trabalho Bacana, bastante visitado,  apresentado na Feira de Ciências do Colégio Estadual Álvaro Bastos em Macaé - RJ.
Parabéns Meninas!!!
 
Grande Abraço
Alberto Souza
@albertofsouza