Visitas

Estabilização de Veículos e Extricação de Vítimas

                   
   Olá Pessoal,   hoje vamos aprender um pouco mais sobre as diretrizes básicas de estabilização de veículos e extricação de vítimas. 

Caso queira receber gratuitamente os e-books em PDF das postagens e atualizações do blog, promoções para treinamentos da AFS Coaching e muito mais, cadastre-se no link abaixo:




Diretrizes Básicas

              A diretriz número um no fornecimento de primeiros socorros para vítimas no local de uma colisão automobilística é a mesma para qualquer outra situação: Sua segurança como socorrista é a prioridade. Por exemplo, se você iniciar os cuidados a uma mulher presa às ferragens de um carro antes de saber se o carro está estável, pode se ferir quando o carro se mover - e a equipe de emergência enviada ao local do acidente terá mais de uma vítima para tratar. Leve o tempo necessário para assegurar sua própria segurança; se você se ferir, não poderá ajudar a vítima.
                  Além de assegurar que o veículo está estável, você precisa assegurar que pode:

  • Chegar com segurança até a vítima.
  • Prestar os primeiros socorros sem risco de lesão pessoal.
  • Mover suprimentos ou equipamentos sem risco para sua segurança.
  • Envolver outras pessoas nos cuidados da vítima se necessário, sem arriscar sua segurança ou a de outros.
Na maioria dos casos, não será necessário remover a vítima imediatamente, e será possível esperar a chegada da equipe de resgate.


          
           A regra geral é deixar as vítimas onde estão, a menos que estejam ameaçadas por um perigo imediato, como um tráfego incontrolável, risco de explosão, risco de afogamento, incêndio ou presença de produtos químicos ou gases.

             

Resumindo:


  • Sempre que possível, deixe que equipes de resgate treinadas ou profissionais realizem a estabilização do veículo e a extricação de vítimas.

  • Se for possível esperar a chegada das equipes de resgate, controle os riscos, estabilize o local do acidente, obtenha acesso à vítima e realize o atendimentode salvamento de vítima - Mas não tente removê-la do veículo.

  • Certifique-se de procurar por todas as vítimas que podem estar envolvidas; procure em valas, mato alto e debaixo do painel.

  • Se houver fios elétricos soltos no local, peça às vítimas para ficarem no veículo; nunca tente mexer sozinho em fios elétricos derrubados.




Forte Abraço,
Alberto Souza