Visitas

Introduções da fala que devem ser evitadas

           Ao longo de uma década ministrando aulas, palestras ou até mesmo participando de pequenas reuniões pude aprender bastante como me comportar perante meus ouvintes. Vou comentar sobre alguns assuntos importantes e vai te ajudar a melhorar suas apresentações.

Pedir desculpas ao auditório

          Se você foi convidado para palestrar, nunca peça desculpas pela falta de preparo. Se não estiver preparado para falar sobre um determinado assunto, não se apresente. Mas se mesmo assim for obrigado a falar por força da atividade profissional ou por qualquer outro motivo, não devemos dizer aos ouvintes que não estamos em condições de desempenhar aquela tarefa. Até porque nem precisamos contar, eles perceberão logo o nosso despreparo.
      
Contar piadas

É desaconselhável contar piadas no início da apresentação por três motivos:
1 - A piada pode não ter graça;
2 - A piada pode ser engraçada e muito conhecida;
3 - A piada pode não ter relação com o assunto.

Se você tiver jeito para contar piadas, aproveite essa habilidade a seu favor, mas prefira usá-las mais para a metade da fala, quando a situação diante do público já estiver controlada.

          Uma técnica que utilizo no meu dia a dia, são os fatos bem humorados. Diferente da piada, os fatos bem humorados não requerem que o ouvinte tenha obrigação de  achar graça, se isso acontecer, eu saio no lucro, caso não aconteça, não vai interferir no restante da minha apresentação.
 
          Quando falamos dos cuidados que devemos ter com os detalhes do local onde a apresentação será realizada, comentamos o fato ocorrido com a rainha Elizabeth II na Inglaterra, que , ao visitar os EUA, se utilizou de uma tribuna mais alta preparada para o presidente George Bush, muito mais alto do que ela. Vimos que, ao discursar nessa tribuna mais alta, a rainha quase desapareceu, ficando visível apenas parte do seu semblante e o chapéu listrado que estava usando na ocasião. Bom, este fato foi bastante comentando por toda a imprensa dos EUA e da Inglaterra e era uma informação presente na cabeça da maioria  das pessoas. Na mesma semana ela se apresentou, outra vez, falando no Congresso americano. Ao iniciar, aproveitou-se daquela informação que passara a ser comentário geral, exagerando o acontecimento e transformando-o num fato bem humorado: "Espero que hoje os senhores possam me ver".
 
          Eu não estava lá, mas com certeza a plateia riu deste fato bem humorado. Entretanto, se o público não achasse graça nenhuma, a rainha iria continuar seu discurso sem qualquer prejuízo na sua fala.
          
Grande Abraço,
Alberto Souza