Visitas

Crack, a droga da Morte!

                Sabemos que o crescimento do consumo do crack no Brasil tornou-se um fenômeno de saúde pública, sendo hoje chamado de epidemia do crack.
               O crack resulta da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio, pode ser produzido tanto da pasta básica da coca, quanto do pó já refinado. Em sua fórmula há elementos corrosivos como solução de bateria e solvente e também pó de vidro e medicamentos. É uma droga estimulante do sistema nervoso central (SNC), seus efeitos são de intensa euforia, exaltação da energia e libido, sensação de onipotência.


 
                A absorção do crack no organismo é instantânea, alcança o pulmão e cai imediatamente na circulação sanguínea cerebral, esse processo leva em torno de 8 a 12 segundos e o efeito da droga perdura de 5 a 10 minutos.
 
 
 
 
              Os prejuízos neuropsicológicos iniciam-se nos primeiros dias de abstinência e persistem mesmo após seis meses, estes prejuízos são de atenção, concentração, aprendizagem, memória, fluência verbal, assim como alterações no fluxo sangüíneo.
              As graves consequências do consumo de cocaína e crack tornam-se conhecidas. Um estudo com 332 usuários de cocaína da cidade de São Paulo encontrou que 50% deles apresentavam alguma complicação, com 84% relatando calor e rubor, 76% tremores incontroláveis, 21% esmaios, 18% convulsões.
 
Grande Abraço,
Alberto Souza