Visitas

Seu funcionário é o seu melhor cliente!!!


Muito se diz hoje em dia que devemos nos voltar ao cliente. Isso é totalmente correto, mas muitas empresas esquecem-se de que para atender bem o cliente externo, ou seja, o consumidor final, no meu caso os meus alunos, precisamos antes de mais nada atender excepcionalmente o cliente numero 1 da sua empresa, ou seja, seu funcionário.

Não que eu não ache o consumidor final importante, ao contrário, todas as organizaçõese escolas de todas as áreas dependem dos seus clientes para sobrevirem. O que eu quero dizer é que na preocupação com o cliente final  também deve fazer parte da preocupação com os clientes internos ou seja nossos funcionários.

Acontece que muitos diretores de escolas pressionam constantemente os seus professores para que estes consigam bons resultados. Alguns chegam ao limite de maltrata-los, intimida-los ou ainda constrangê-los com ameaças achando que este tipo de atitude poderá salvar a escola.

A verdade é que se não tratarmos muito bem nossos clientes externos, eles por melhor das intenções, jamais conseguirão transmitir aos consumidores a empatia pela marca, serviço ou produto nossos.

Mesmo que instintivamente deixarão tranparecer pela linguagem que não mente, ou seja a corporal , de que não confiam na empresa e não tem paixão alguma de estarem trabalhando ali. O cliente por sua vez , sente que algo não esta bem e isto acarreta em perda de vendas e lucros para as organizações.

A regra de ouro é esta : Sirva bem seus colaboradores e eles servirão bem seus clientes,  trate mal seus colaboradores e eles não se esforçarão para tratar bem seus clientes.