Visitas

Cred Particip


Olá, ofereço este artigo aos meus colegas Professores. Quero compartilhar algo que deu muito certo comigo em minhas aulas! Um dia pensando  como poderia tornar meus processos avaliativos mais dinâmicos, adotei  um sistema de bônus (pontos ou frações de pontos) que são adicionados usando variadas estratégias:
a) Por assiduidade: Se o frequentou 100%, 90% ou até mesmo 80% das aulas, ganhará um bônus extra no bimestre que pode ser 1.0,    0.5,    ou 0.25 respectivamente por exemplo.
b) Pelo cumprimento das atividades  nas datas previstas: Durante o bimestre pedimos várias  tarefas. Entretanto, nem todos os alunos entregam na data correta. Antigamente eu dava 0 (zero) para quem não entregava e pronto. Estrategicamente, consegui aumentar o interesse dando pontos extras para os trabalhos mais criativos e bem feitos. Já postei alguns aqui neste blog. É impressionante como a maioria dos alunos se motiva para tentar fazer um bom trabalho melhor no próximo pedido.
c) Outra forma, e a que eu mais gosto, de conceder o Bônus Particip é a participação VOLUNTÁRIA em debates ou atividades práticas planejadas. Experimente elogiar publicamente um bom comentário do seu aluno e verás o que vai acontecer...Exemplo: Um comentário sobre a matéria no meio da aula, participação em um exercício “desafio”, etc.
Enfim, estas estratégias me ajudam muito no meu dia a dia em sala de aula, espero que seja útil na realidade da sua escola também.
 
 

Grande Abraço,
Alberto Souza