Visitas

A Fisioterapia no Acidente Vascular Encefálico (AVE)


            Toda semana quando assumo o plantão no HMCA, encontro pacientes internados com AVE.
            As causas de AVE são anóxico-isquêmicas (resultado da falência vasogênica para suprir adequadamente o tecido cerebral de oxigênio e substratos) e hemorrágicas (resultado do extravasamento de sangue para dentro ou para o entorno das estruturas do sistema nervoso central).
          O Acidente Vascular Encefálico (AVE) representa uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial, tendo grande repercussão na qualidade de vida dos doentes. A reabilitação assume grande importância  afim de ajudar o paciente a readquirir capacidades perdidas e tornar-se novamente independente, tendo particular importância neste processo os prestadores de cuidados.
           São múltiplos as sequelas resultantes do AVE a nível físico, cognitivo-comportamental e emocional, havendo a necessidade de intervenção de uma equipe interdisciplinar e interactiva de profissionais especializados em diferentes áreas (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais), para maximizar a recuperação e facilitar a reintegração no ambiente familiar e social.
           Não existe evidência clara da superioridade de um modelo de fisioterapia para reabilitação de AVE relativamente a outro, mas existe alguma evidência a favor de intervenções específicas. Vários estudos demonstraram que a força muscular pode melhorar de modo dependente da quantidade de treino, sem se verificar aumento da espasticidade. A estimulação eléctrica funcional parece também aumentar a força muscular, mas a relevância clínica não é certa.
          Como fisioterapeuta, percebo que a fisioterapia encontra-se em processo de evolução constante, resultando na adoção de novos métodos clínicos, a partir da descoberta de dados importantes fornecidos pelas pesquisas científicas.
           E não se esqueçam: "A recuperação é lenta. Paciência e dedicação são pontos fundamentais para a reabilitação."


Grande Abraço,
Alberto Souza