Visitas

A Importância da Fisioterapia Motora em Pacientes Graves

               A incidência de complicações decorrentes dos efeitos deletérios da imobilidade no leito contribui para o declínio funcional, aumento dos custos assistenciais, redução da qualidade de vida e mortalidade pós alta. Todos sabemos que muitas vezes o paciente permanece internado por meses, adotando uma posição imóvel e suscetível à complicações.
              Meu objetivo diário como  fisioterapeuta é de promover a recuperação e preservação dessa funcionalidade podendo minimizar estas complicações. 
            
        Segundo a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), existem recomendações mínimas à realidade Brasileiras em pacientes internados em unidade de terapia intensiva).

Prevenção e tratamento de atelectasias
Higiene brônquica afim de melhorar as condições respiratórias
Execução de atividades, exercícios físicos e mobilização articular 

           Sem contar que o paciente está em um ambiente novo para ele e cheio de incertezas sobre o futuro. Então, a questão de humanização também deve ser levada em consideração na hora de atender os pacientes.

          Na imagem abaixo, podemos observar o paciente intubado, sedado, imóvel há vários dias!

          A fisioterapia motora também é um recurso fundamental da Fisioterapia em UTI, pois tem como objetivo específico evitar a síndrome da imobilidade através de um programa de exercícios gradual que pode ser iniciado logo que o paciente se torne hemodinamicamente estável, com o objetivo de melhorar a função cardiovascular, respiratória, musculoesquelética, além do bem estar psicológico do paciente e de seus familiares.

Grande Abraço,
Alberto Souza

Fernando Otz grava DVD na Lona Cultural

"Só o amor pode mudar sua história"...

 Diz a música que Fernando Otz cantou em sua apresentação na lona Cultural onde foi gravado seu Primeiro DVD gospel. E foi muito bom participar deste projeto, a banda estava em uma sintonia muito legal. Muita gente me pergunta como eu faço para organizar todas as agendas entre pacientes, aulas, palestras, shows além de dar conta da família. Essa música resume tudo isso, o contra baixo entrou na minha vida e, com certeza, pra ficar.

Medite na Letra:






Grande Abraço,
Alberto Souza

Professor Alberto Souza Ministra Palestra em Simpósio de Radiologia Médica


         Esta semana ministrei uma palestra no X simpósio de Radiologia Médica na cidade de Nova Iguaçú - RJ. Conversamos sobre a importância da nossa postura no dia a dia tanto no trabalho quanto nas nossas atividades de vida diária. Para falar sobre este assunto, fizemos um breve resumo sobre a anatomia humana, assim como a relação da coluna vertebral salientando sobre suas funções e como as posturas inadequadas geram dores ao longo do tempo. A coluna vertebral suporta o peso do corpo, contém e protege a medula espinal que conduz todos os estímulos nervosos do cérebro para os membros superiores, tronco e membros inferiores, permitindo e controlando todas as funções musculoesqueléticas, viscerais do abdômen e estrutural do tórax (pulmão e coração). 

        Qualquer doença que comprometa a coluna vertebral pode colocar em risco todas as estruturas e funções descritas. Na prática, os principais problemas da coluna vertebral são os degenerativos (desgastes) dos discos e articulações da coluna. 
      Com o passar dos anos, o efeito da má postura, ganho de peso corporal, levantar e carregar pesos e o a falta de condicionamento físico podem desencadear problemas na coluna. 

         Sem contar que as posturas erradas e exageradas que adotamos diariamente nos leva a desenvolver doenças degenerativas como a artrose que é a degeneração da cartilagem articular.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!!!


        Quero mandar um abraço para os alunos de Nova Iguaçu, onde fui muito bem recebido! 
Foi muito bom estar com vocês pessoal!!!

Veja um trecho da palestra:


Grande Abraço,
Alberto Souza

Caça Palavras - Sistema Genital

Essa é para você treinar um pouquinho! 

Sistema Genital Masculino e Feminino. Divirta-se!

Feminino: 
Útero, Óvulo, Vulva, Vagina, Cérvice, Ovários, Clitóris, Estrógeno, Progesterona
Tubas uterinas,  Lábios Maiores, Lábios Menores

Masculino:
Pênis, Esperma, Próstata, Testículo, epidídimo, Testosterona, Ducto deferente, Espermatozóide, Vesículas Seminais


Grande Abraço, 
Alberto Souza


Introduções da fala que devem ser evitadas

           Ao longo de uma década ministrando aulas, palestras ou até mesmo participando de pequenas reuniões pude aprender bastante como me comportar perante meus ouvintes. Vou comentar sobre alguns assuntos importantes e vai te ajudar a melhorar suas apresentações.

Pedir desculpas ao auditório

          Se você foi convidado para palestrar, nunca peça desculpas pela falta de preparo. Se não estiver preparado para falar sobre um determinado assunto, não se apresente. Mas se mesmo assim for obrigado a falar por força da atividade profissional ou por qualquer outro motivo, não devemos dizer aos ouvintes que não estamos em condições de desempenhar aquela tarefa. Até porque nem precisamos contar, eles perceberão logo o nosso despreparo.
      
Contar piadas

É desaconselhável contar piadas no início da apresentação por três motivos:
1 - A piada pode não ter graça;
2 - A piada pode ser engraçada e muito conhecida;
3 - A piada pode não ter relação com o assunto.

Se você tiver jeito para contar piadas, aproveite essa habilidade a seu favor, mas prefira usá-las mais para a metade da fala, quando a situação diante do público já estiver controlada.

          Uma técnica que utilizo no meu dia a dia, são os fatos bem humorados. Diferente da piada, os fatos bem humorados não requerem que o ouvinte tenha obrigação de  achar graça, se isso acontecer, eu saio no lucro, caso não aconteça, não vai interferir no restante da minha apresentação.
 
          Quando falamos dos cuidados que devemos ter com os detalhes do local onde a apresentação será realizada, comentamos o fato ocorrido com a rainha Elizabeth II na Inglaterra, que , ao visitar os EUA, se utilizou de uma tribuna mais alta preparada para o presidente George Bush, muito mais alto do que ela. Vimos que, ao discursar nessa tribuna mais alta, a rainha quase desapareceu, ficando visível apenas parte do seu semblante e o chapéu listrado que estava usando na ocasião. Bom, este fato foi bastante comentando por toda a imprensa dos EUA e da Inglaterra e era uma informação presente na cabeça da maioria  das pessoas. Na mesma semana ela se apresentou, outra vez, falando no Congresso americano. Ao iniciar, aproveitou-se daquela informação que passara a ser comentário geral, exagerando o acontecimento e transformando-o num fato bem humorado: "Espero que hoje os senhores possam me ver".
 
          Eu não estava lá, mas com certeza a plateia riu deste fato bem humorado. Entretanto, se o público não achasse graça nenhuma, a rainha iria continuar seu discurso sem qualquer prejuízo na sua fala.
          
Grande Abraço,
Alberto Souza


Paródia - Cuidado com o Tétano

             Olá Pessoal, hoje irei apresentar uma paródia que um grupo da turma 2004 apresentou para minha disciplina (biologia). Dentre os assuntos do quarto bimestre, o segundo ano trabalhou  o conceito das principais doenças tendo como meta principal a PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Então, realizamos um festival de paródias na Escola Estadual Álvaro Bastos em Macaé - RJ e os resultados foram muito satisfatórios.
Um dos grupos da turma 2004 estudou sobre o Tétano e apresentou um excelente trabalho.
 
Parabéns Amigos, vocês Mandaram muito bem!!!



 
 Cuidado com o Tétano
 
Olha  eu vou te falar

Com o tétano você pode ficar

Essa infecção pode começar

Esporos entram pelo ferimento

É melhor ficar atento


 

Dos sintomas vou falar
 
Dor de cabeça e dor de garganta

Contração, febre e convulsão

Espasmos que recurvam a cabeça

E também o calcanhar

 

Tétano, infecção aguda e grave

Tão infecciosa e não contagiosa

Melhor se vacinar porque pode

Matar você...

Causada, pela neurotoxina

Tetanospasmina

Que é produzida pela bactéria

Gram Positiva


Então cuidado para não pegar

Pois com espasmos “cê” pode ficar

Significa contrair esticar

E também rigidez muscular

 

Olha vai se prevenir

Se você pegar você não vai curtir

Faça de tudo para então fugir

Se liga na dica que eu vou te dar

Então vai se vacinar!
 
 
 
Grande Abraço,
Alberto Souza

O Pagode das Aves

A galera do primeiro  ano  da Escola Estadual Álvaro Bastos mandou muito bem. Embalados pela voz do jovem Talento Thiago Venâncio, os alunos cantaram e aprenderam um pouco  mais sobre as principais  características das aves. Até eu dei uma canja no baixo.

Vale a pena conferir!!!



Grande Abraço,
Alberto Souza

Até 2030, 75 milhões de pessoas morrerão por causa do cigarro

             Hoje iremos conversar sobre um assunto bastante delicado e que tem me preocupado bastante. Toda semana quando chego ao hospital, me deparo com vários pacientes internados com problemas respiratórios e principalmente, problemas relacionados ao fumo.       
             Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de fumantes ultrapassa um bilhão de pessoas em todo o mundo e o número de mortes anuais devido ao  tabagismo chega aos cinco milhões. estima-se que, entre 2005 e 2030, cento e setenta e cinco milhões  de fumantes morrerão por complicações  associadas ao uso de tabaco. Cabe destacar que aproximadamente dois terços dos fumantes mundiais vivem em apenas 10 países, dentre eles, China, Índia, Indonésia, Rússia, EUA e Brasil (World Health Organization [WHO], 2008.
           O que impressiona é que todos os pacientes atendidos só emitem o desejo de parar de fumar quando estão internados e com dispneia (popularmente conhecida como "falta de ar") e, muitas vezes o problema é de difícil estabilização e a evolução ao óbito é inevitável.
         Observe a coloração azulada de um pulmão de um paciente com  DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).



  
     O Enfisema é uma resposta aos efeitos nocivos e caracteriza-se por aumento anormal e permanente dos espaços aéreos, distais aos bronquíolos terminais, acompanhado de destruição de suas paredes.  As alterações no enfisema reduzem o recolhimento elástico pulmonar nas vias aéreas na expiração e leva a obstrução irreversível no fluxo aéreo.
         Os pacientes com DPOC apresentam alguma combinação de  bronquite crônica e enfisema pulmonar, que estão intimamente ligados com o fumo de cigarros.
      Segundo Cecil, a interrupção do fumo é indispensável, e os médicos devem fornecer aconselhamento sobre as estratégias de cessação de fumo atualmente disponíveis. Outros irritantes brônquicos devem ser retirados, porque esta medida isolada pode propiciar alívio dos sintomas. 
       Um dos meus objetivos nos casos mais graves é realizar a higiene brônquica, que visa a eliminação das secreções brônquicas retidas. A inspiração profunda, seguida pela tosse provocada constitui a manobra mais importante. A produção de escarro pode ser mais eficaz quando as regiões pulmonares mais envolvidas estão na posição superior (drenagem postural) e aplicam-se técnicas fisioterapêuticas para mobilizar e eliminar as secreções.

Agora é com você! Pare de Fumar Enquanto é tempo!

A DECISÃO FINAL É SUA!!!

Grande Abraço,
Alberto Souza





Cuidado para não aumentar a lesão do paciente

               Hoje vamos falar sobre como devemos movimentar uma pessoa com uma lesão grave na coluna vertebral, intubada, sedada, com acesso venoso profundo, monitorização cardíaca, oximetria de pulso, etc. O paciente em questão apresentava uma fratura patológica na quinta vértebra torácica (T5) com colapso quase total do corpo vertebral.
               Traduzindo, o paciente está "acoplado" a vários aparelhos, não consegue se mexer, pois está sedado e precisa ser submetido a um exame de ressonância magnética (RM). Se a equipe o transportar de qualquer maneira, a lesão que já é grande, pode aumentar e ainda comprometer ainda mais a medula espinal.
 
Veja a imagem abaixo:


 
                    Reparem a medula espinal está sendo pressionada pelos fragmentos ósseos e processo infeccioso, e isso o fazia ficar restrito ao leito e com os membros inferiores paréticos (dormentes e com pouco movimento). 
Então, uma das minhas funções enquanto fisioterapeuta era evitar os posicionamentos incorretos para evitar que a lesão aumentasse. Então era preciso orientar toda a equipe sobre a gravidade do problema. Quando chegaram para o transporte, foi preciso solicitar a ajuda dos maqueiros, técnicos em enfermagem para realizar o rolamento, colocá-lo na prancha e logo depois posicioná-lo na maca da ambulância e, finalmente, realizar o transporte para fazer a RM.
                     Amigos, sempre peçam ajuda aos colegas de trabalho na hora de fazer qualquer movimento com o paciente. Você vai evitar que ele seja prejudicado e vai  preservar a sua coluna enquanto profissional de saúde.  Quem trabalha em hospital sabe que compromisso, trabalho em equipe e melhoria contínua, são chaves para conquistar excelência em qualidade e satisfação dos pacientes.
 
Grande Abraço,
Alberto Souza

Palestra: Fisioterapia, a Arte de Cuidar

Palestra: Fisioterapia, a arte de Cuidar
com Alberto Souza



Local: Clube dos Servidores - Casimiro de Abreu - RJ
Data: 23/11/2013

Abordarei assuntos importantes como os recursos terapêuticos atuais, áreas de atuação, reabilitação, e muito mais.

 
Em homenagem ao dia do Fisioterapeuta,
 segue a Oração do Fisioterapeuta:

“Senhor, eu sou fisioterapeuta.
Um dia, depois de anos de estudos,
me entregaram um diploma,
dizendo que eu estava oficialmente
autorizado a reabilitar.
E eu jurei fazê-lo. . .conscientemente.
Não é fácil, Senhor,
não é nada fácil viver este juramento na rotina
sempre repetida da vida de um fisioterapeuta:
avaliando. . .tratando. . .reavaliando. . .tratando. . .
acompanhando passo a passo a recuperação,
às vezes lenta, dos pacientes.
Contudo, Senhor, eu quero ser fisioterapeuta. . .
Alguém junto de alguém.
Não mecânico de uma engrenagem,
mas gente reabilitando gente.
Que todo aquele que me procura em busca de cura física
encontre em mim algo mais que o profissional. . .
Que eu saiba parar para ouvi-lo. . .
sentar junto ao seu leito para animá-lo. . .
É muito importante, Senhor:
que eu não perca a capacidade de chorar.
Que eu saiba ser fisioterapeuta. . .
alguém junto de alguém. . .
Gente reabilitando gente,
com a tua ajuda, Senhor.”


Grande Abraço,
Alberto Souza

Palestra: Melhorando a Postura do Profissional de Saúde (vídeo)

Melhorando a Postura do Profissional de Saúde
Com Alberto Souza


Evento: X Simpósio de Radiologia
Data: 7 de Dezembro de 2013



"A postura espelha o indivíduo"

Muito bacana o evento em Nova Iguaçú, a organização da Escola Técnica Destake está de Parabéns!
Veja um trecho da palestra:




Grande Abraço
Alberto Souza

Posturas inadequadas no ambiente de trabalho

         Muito se fala sobre posturas erradas que adotamos em nossas atividades diárias. Constantemente temos que passar horas em frente ao computador; muito tempo se gasta andando pra lá e pra cá ou se você é dentista, guitarrista ou cirurgião, precisa fazer movimentos repetitivos durante um bom tempo da sua atividade diária.
 
         O fato é que:
 
As más  posturas adotadas no ambiente de trabalho   podem favorecer o surgimento de desvios posturais.
 
Sim, desvios posturais como a escoliose que podem levar ao desenvolvimento de hérnia de disco!
 
          Segundo Candotti, 1993; Fischinger, 1984, a nossa postura sofreu várias alterações no decorrer da história e da evolução do ser humano, de modo que a coluna vertebral, em razão de sua constante posição vertical e das cargas que pressionam  determinadas áreas, passou a apresentar doenças e  degenerações.

          O pior de tudo é que realizamos nossas atividades diariamente, normalmente até que um belo dia as dores começam a aparecer. E, muitas vezes a Hérnia de disco já está estabelecida.
          Esta imagem é de uma paciente de 47 anos que ficou internada lá no hospital que eu trabalho. Ela é diarista e trabalha com muitos movimentos repetitivos, principalmente nos membros superiores. Ou seja, faz todas as difíceis tarefas de casa que nós conhecemos.
         Se adotarmos posturas corretas, simples durante o dia, vamos ajudar a prevenir muitas dessas alterações posturais.
 
         Segundo Rasch (1991), um encurtamento adaptativo de músculos pode ocorrer se as posturas habituais e um trabalho pesado crônico ocorrem em amplitudes de movimento articular (ADM) restritas.
Ou seja, a prevenção é o melhor remédio!!!
 
Grande Abraço,
Alberto Souza