Visitas

Controle das Vias Aéreas e Ventilação na Parada Cardiorrespiratória (PCR)

     Ainda não se sabe o valor ideal da FiO2 durante o processo de ventilação na PCR, porém, em todas as paradas qual é a FIO2 solicitada? Isso mesmo,100%. Sabe-se que que exposição da FiO2 100% é tóxica em longos períodos de administração, mas não há evidências que indiquem essa ocorrência em pacientes a um curto período de tempo durante a RCP. Por isso, seu uso é recomendado além de otimizar a concentração de oxigênio.
    A intubação traqueal era considerada o método ótimo do manejo de via aérea em paciente em PCR. . O tubo traqueal mantém a potência das vias aéreas e permite a aspiração de secreções, ventilações com altas FiO2, com o uso de um balonete, é possível proteger as vias aéreas de aspiração.
  Embora a intubação possa ser realizada durante as compressões torácicas, frequentemente está associada à interrupção das compressões por vários segundos.
          De acordo com trabalhos recentes, a máscara laríngea (ML), quando comparada com a máscara facial, promove uma ventilação mais segura e confiável . Embora a ML não garanta proteção absoluta contra aspiração, estudos têm revelado que a regurgitação é menor com a ML do que com a máscara facial e aspiração é incomum. Quando comparada com o tubo traqueal, a ML promove ventilação equivalente  e a ventilação durante a RCP tem sucesso relatado em 72% a 97% dos pacientes 74,75(Stone BJ, Chantler PJ, Baskett PJ).
       Segundo Silvestri S, Ralls GA, Krauss B et al., a intubação traqueal esteve associada a uma incidência de 6% a 25% de posicionamento incorreto ou deslocamento do tubo não diagnosticados. Incrível não é? Enquanto ocorre a tentativa de intubação, o paciente não ventila e não perfunde! Já presenciei isso por várias vezes! Aí o que acontece? O paciente já está intubado, mas a saturação continua baixa! CHAMA O FISIOTERAPEUTA! Quando fui avaliar o paciente, ou o tubo estava seletivo, ou estava no esôfago! É brincadeira? 
Tratando-se de PCR, o fator tempo é determinante nos quadros de lesão cerebral.
Quando comparada com o tubo traqueal, a ML promove ventilação equivalente, e a ventilação durante a RCP tem sucesso relatado em 72% a 97% dos pacientes.
      A partir desse momento, as ventilações e compressões ocorrerão de formas ininterruptas (oito a dez ventilações.minuto e cem compressões/minuto), a menos que a ventilação esteja inadequada quando as compressões não são interrompidas.
     Segundo o Consenso ressuscitação cardiorrespiratória, os ventiladores automáticos, ciclados a tempo e acionados  manualmente, são aceitáveis em adultos para a ventilação artificial, mesmo que sejam intercalados à compressão o torácica externa, se forem capazes de fornecer um fluxo instantâneo de 100L/min de oxigênio a 100%.
Caso você não tenha estes recursos, Utilize o AMBU enriquecido de O2 só acople o ventilador após a reversão da PCR.



Grande Abraço,
Alberto Souza