Hoje o papo é com você que trabalha com comunicação e tem medo de ser criticado! Na verdade, se você tem um cargo de liderança ou se o seu cargo tem relação direta com o público, certamente você irá receber algum tipo de crítica no decorrer da sua carreira. A grande questão não é a crítica em si! Mas como você reage à essa crítica, como você lida com ela no seu dia a dia. Recebeu uma crítica? Avalie muito bem, e veja se o que foi dito a seu respeito tem sentido. Imaginemos que ao final de uma palestra, algum ouvinte me aborde no final e diga assim: " Alberto, a palestra foi muito legal mas você falou muito baixo! Nós, que estávamos lá trás, não conseguimos te ouvir e nem entender nada do que você falou". Eu, como palestrante poderia pensar de duas maneiras:
A primeira é rebatendo esse comentário, afirmando que eu falei em um tom no qual todos podiam escutar com perfeição! E esta pessoa que está dizendo isso foi porque não prestou atenção, pois estava preocupado com as redes sociais no celular.
A segunda, é fazer uma análise criteriosa sobre o que foi dito! Será que eu falei baixo mesmo? Será que realmente as pessoas que estavam no fundo da sala não conseguiram me ouvir, ou seja, apenas uma parcela do meu público conseguiu entender o que eu estava falando?
Entretanto, Analise a crítica com cuidado e veja onde você pode melhorar. Por que da próxima vez, eu posso falar um pouco mais alto ou posso pedir um microfone para que todos possam ser atingidos pela minha mensagem.
Lembrando sempre que "Humildade é um sinal de inteligência".
"Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha".
Forte Abraço e Até a próxima!!!
Alberto Souza
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