Visitas

O Eletrocardiograma Normal

Hoje vamos conversar um pouco sobre a relação da música com o conteúdo ministrado em sala de aula. Pode-se ensinar eletrocardiograma de várias maneiras.  Sabemos que antes que a contração do músculo possa ocorrer, a despolarização deve se propagar pelo músculo, para iniciar os processos químicos da contração.  Então, a onda  P ocorre no início da contração dos átrios, e o complexo QRS ocorre no início da contração dos ventrículos. Os ventrículos permanecem contraídos durante alguns milissegundos após ocorrido a repolarização, isto é, até depois do término da onda T.
No vídeo abaixo, após ministrar aula teórica, exemplifiquei com esta  forma um tanto diferente, para alguns, de se expressar.


         Considerada pelos antigos uma poderosa força mágica e hoje, à luz de avançadas pesquisas científicas, uma força de ação fisiológica e psicológica, a música constitui ferramenta auxiliar da educação, da mesma forma que participa de diferentes tratamentos de recuperação, integrando programas de desenvolvimento de condições físicas e mentais do indivíduo, sem prescindir da conclusão racional de outras disciplinas, médicas, paramédicas e psicológicas.
        Quem canta, escuta, lê toca um instrumento musical aprende a pôr em ordem seu pensamento. Daí que a vinculação da música à perspectiva de outros conteúdos disciplinares acaba por ratificar os pressupostos de uma real ferramenta auxiliar na educação.

Grande Abraço,
Alberto Souza