Visitas

Evitando Lesões no Ciclismo

               Olá amigos, hoje vamos conversar sobre um assunto muito importante e que devemos estar atentos para evitarmos as lesões. Pela manhã, ao pedalar 20 Km com um amigo, percebi que na metade do caminho eu tinha feito muito mais esforço do que o outro ciclista. Na segunda metade do nosso treino, trocamos as bicicletas e, percebi que a outra bicicleta era muito mais leve e ergonômica.
Vou chamar a bicicleta comum de BIKE 1 e a bicicleta ergonômica para o ciclista em questão de BIKE 2. Observem as diferenças, principalmente na postura e na biomecânica da BIKE 1 em relção à BIKE 2.
            De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a bicicleta é diariamente usada por cerca de quatro milhões de pessoas. Como exemplo, uma comparação entre os anos de 1997 e 2008 revela um aumento de 189% no número de bicicletas circulando nas ruas brasileiras.
            A bicicleta foi criada em 2300 a.C., na China. Naquele primeiro momento, não possuía sistema de transmissão de forças como pedais, corrente, coroas e catracas. Sua utilização restringia-se ao deslocamento em declives. Foi, somente, em 1855, que os engenheiros franceses Michauc e Lallemente acrescentaram pedais à bicicleta (CANDOTTI, 2003).
            Uma preocupação que surge com isso é a saúde dos usuários, não somente em relação ao trânsito, mas também a ergonomia. Os aspectos relacionados à ergonomia, nesse caso, dizem respeito ao ajuste correto da interação ciclistabicicleta na busca tanto por conforto como por desempenho e bem-estar.
            Diferentes métodos e padrões de ajustes na regulagem desse complexo têm sido propostos, na busca tanto por conforto como por desempenho do ciclista. Seja com a finalidade de competir ou simplesmente por lazer, a bicicleta deve possuir os ajustes na medida correta para o objetivo pretendido. Essas regulagens não devem somente se ater ao tamanho do quadro, que é a principal medida na escolha da bicicleta, mas também ao posicionamento do selim em relação à posição horizontal e vertical (DIEFENTHAELER et al., 2008b).
            As recomendações para o dimensionamento de bicicletas que aqui apresentamos estão baseadas no referencial teórico levantado, assim como no experimento realizado por Pequini (2005), cujos resultados mostraram que o correto dimensionamento da bicicleta, assim como, a postura do tronco, ereto ou em flexão, são fundamentais para o conforto dos usuários e a prevenção de patologias relacionadas à prática do ciclismo.

            O movimento das costas do ciclista merece uma atenção primária. [...] Por outro lado, se a distância entre o eixo do guidão e a barra transversal é muito curta, a espinha lombossacral terá que se flexionar para uma posição mais extrema e sofrerá estresse de flexão que aumente a pressão sobre os discos vertebrais. É muito claro que a distância correta entre o eixo do guidão e a barra transversal é importantíssima.
            Na posição correta o ciclista manterá a pélvis numa posição neutra. Para o máximo de potência e o mínimo de dor e ferimento, a pélvis não deverá estar inclinada nem muito para frente nem muito para trás.




Referência Bibliográfica

KLEINPAU, Julio. Aspectos determinantes do posicionamento corporal no ciclismo: uma revisão sistemática. Motriz, Rio Claro, v.16 n.4 p.1013-1023, out./dez. 2010


MARIÑO, Suzi. Bicicletas para uso personalizado: Recomendações Antropométricas.

Grande Abraço,
Alberto Souza

Paródia Sistema Esquelético

Olá pessoal, o projeto "Ciências Musical" este ano aconteceu com força total e  os alunos soltaram a voz mais uma vez!!! Minha ideia ao estimular os alunos com as paródias é perceber que visualizando  a interface educacional, a música se caracteriza por quatro funções: Cognitiva, reflexiva, extensiva e expressiva. Entretanto, compor, ler, interpretar, improvisar ou simplesmente escutar um repertório musical culto é ganhar conhecimento, é expandir experiências, é articular sentidos. Por isso se diz que o exercício da música favorece a inteligência e o raciocínio hipotético-dedutivo.
Um dos meus objetivos com o projeto é oferecer ao educando condições de conhecimento, vivência e desenvolvimento musical associado ao conteúdo ministrado em sala de aula durante o bimestre.
Confira a letra que os alunos do oitavo ano do Colégio Estadual Indaiaçu em Casimiro de Abreu/Rj compuseram.

Paródia Sistema Esquelético


O esqueleto humano
Adulto é formado
Por cerca de 206 ossos

O esqueleto sustenta
O corpo e protege
Os órgãos
E está ligado aos movimentos

Na cabeça existem
22 ossos
8 no crânio e 14 na face
Os ossos do crânio
Envolvem e protegem
O encéfalo e alguns
Órgãos dos sentidos

Parietal, Temporal
Zigomático
Nasal, mandíbula
Parietal, temporal
Occipital,
Lacrimal meu irmão

O fêmur é o maior osso do corpo


Paródia Célula

                    Esta paródia foi apresentada no Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos em Macaé/RJ durante o 1º Music Bio Festival. O festival de paródias contou com onze apresentações e diversos temas como Célula, mitose, meiose e relações ecológicas.


A música por si só dá o recado! 
                   Como o cérebro é flexível!  Uma bem orientada prática da música pode funcionar como ferramenta auxiliar na formação de novas sinapses, de novas conexões neuronais. Isso significa dizer que o seu exercício envolve infinitamente mais que o mero conhecimento dos sons.
                   Sabendo que é o educando que constrói o conhecimento de si mesmo e das coisas que o cercam, acabamos por refletir a interdisciplinaridade como o meio mais eficaz de diálogo entre diferentes ciências. A música dialoga bem com a biologia em razão das mudanças que estimula no metabolismo, contraponta com a medicina como ciência paramédica (musicoterapia).


" Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso  mesmo reinventá-lo; (Só aprende) aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existenciais concretas". Paulo Freire

No ribossomos temos RNA
Na mitocondria temos DNA
São partes da organização celular
E de algumas delas viemos falar

A principal parte de uma célula
É o núcleo e ele serve pra controlar
Qualquer atividade celular
E ajudam a formar RNA
A organela chamada centríolo
É constituída por dois cilindros
Tem a função de ajudar 
Em qualquer divisão celular

No complexo de golgi
Ele adquire substancias que vem
De todas as partes da célula
São empilhadas e achatadas

A membrana 
É seletiva
Tem a função de transportar materiais 
E não deixa entrar Vírus ou Bactérias 
Mitocôndria produz energia
Ela se autoreproduz
É composta por membranas e uma matriz 

No ribossomos temos RNA
Na mitocôndria temos DNA
São partes da organização celular
E de algumas delas viemos falar

Lisossomos são pequenas vesículas 
E fazem digestão intracelular
Perixossomos as distinguem
Apenas pelos tipos de enzimas
Ainda temos cílios e flagelos
Que são formados por microtúbulos 
Fazem a célula se mexer 
A célula se mexer

No complexo de golgi
Ele adquire substâncias que vem
De todas as partes da célula
São empilhadas e achatadas

A membrana
É seletiva
Tem a função de transportar materiais 
E não deixa entrar Vírus ou Bactérias 
Mitocôndria produz energia
Ela se autoreproduz
É composta por membranas e uma matriz 

No ribossomos temos RNA
Na mitocondria temos DNA
São partes da organização celular
E de algumas delas viemos falar

No retículo endoplásmatico 
Temos dois tipos rugoso e liso
Fazem a síntese de proteínas 
São conhecidas pela sigla R e E

A membrana
É seletiva
Tem a função de transportar materiais 
E não deixa entrar Vírus ou Bactérias 
Mitocôndria produz energia
Ela se autorreproduz
É composta por membranas e uma matriz




Grande Abraço,
Alberto Souza

Curso Cálculo e Adminstração de Medicamentos

                A administração de medicamentos é entendida como um cuidado de enfermagem, cabendo a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem assistir o paciente no que diz respeito à terapêutica medicamentosa. É um cuidado que, em geral, depende da prescrição médica, mas que nem por isso isenta a responsabilidade de quem prepara e administra os remédios.
              A administração de medicamentos é uma das atividades mais corriqueiras desenvolvidas pela equipe de enfermagem e, ao mesmo tempo, traduz a eficiência, a responsabilidade, a técnica e a destreza do profissional nessa atividade.
             Nosso curso visa esclarecer  que para o profissional  preparar e administrar um medicamento com segurança e qualidade, é necessário que conheça os princípios científicos farmacológicos de cada droga manipulada. Esses princípios envolvem, basicamente, ação, dose, efeitos adversos, métodos e precauções na administração.
Conteúdo programático:
- Vias de Administração
- Cálculos
- Volumes
- Doses
- Indicações
- Fisiologia
- Cuidados
- Medicações mais usadas em PCR e UTI
- Dripping




Não perca esta Oportunidade!!! VAGAS LIMITADAS!!!

Investimento: R$ 80,00 Carga horária do certificado: 10h
Local: Rodovia Amaral Peixoto, 5021 B, Centro - Rio das Ostras - RJ
Inscrições: (22) 2764-5973 / (22) 2764-8609

O Eletrocardiograma Normal

Hoje vamos conversar um pouco sobre a relação da música com o conteúdo ministrado em sala de aula. Pode-se ensinar eletrocardiograma de várias maneiras.  Sabemos que antes que a contração do músculo possa ocorrer, a despolarização deve se propagar pelo músculo, para iniciar os processos químicos da contração.  Então, a onda  P ocorre no início da contração dos átrios, e o complexo QRS ocorre no início da contração dos ventrículos. Os ventrículos permanecem contraídos durante alguns milissegundos após ocorrido a repolarização, isto é, até depois do término da onda T.
No vídeo abaixo, após ministrar aula teórica, exemplifiquei com esta  forma um tanto diferente, para alguns, de se expressar.


         Considerada pelos antigos uma poderosa força mágica e hoje, à luz de avançadas pesquisas científicas, uma força de ação fisiológica e psicológica, a música constitui ferramenta auxiliar da educação, da mesma forma que participa de diferentes tratamentos de recuperação, integrando programas de desenvolvimento de condições físicas e mentais do indivíduo, sem prescindir da conclusão racional de outras disciplinas, médicas, paramédicas e psicológicas.
        Quem canta, escuta, lê toca um instrumento musical aprende a pôr em ordem seu pensamento. Daí que a vinculação da música à perspectiva de outros conteúdos disciplinares acaba por ratificar os pressupostos de uma real ferramenta auxiliar na educação.

Grande Abraço,
Alberto Souza

Paródia Parasitas

                       
Na tarde do dia 03 de setembro de 2015 Macaé recebeu a primeira edição do “Music Bio Festival”. O festival de paródias, que tem o objetivo de incentivar os alunos a  mostrar aquilo que aprenderam nas aulas de biologia  e externarem através da música. O festival aconteceu na Feira de ciências do Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos - Macaé/RJ e contou com a participação de todos os professores avaliando as apresentações. Cada turma apresentou uma paródia sobre biologia com assuntos trabalhados em sala. O encerramento do festival contou com a apresentação da Jovem cantora e Aluna do CEJAB Esther Balbino que foi acompanhada pelos alunos Thiago Venâncio (Guitarra), Maurílio Santos (Bateria) e pelo professor Alberto Souza (Baixo). A vivência musical que pretendo alcançar na educação não diz respeito apenas ao exercício de obras caracterizadamente belas, assinaladamente bem feitas, mas sim todas que motivem o aluno a romper pensamentos prefixados, induzindo-o à projeção de sentimentos, auxiliando-o no desenvolvimento e no equilíbrio de sua vida afetiva, intelectual, social, contribuindo enfim para a sua condição de ser pensante. Como atividade lúdica, a música se recorta como um jogo que se realiza na escuta, cuja dinâmica se enriquece com a aprendizagem, motivando, criando necessidades  e despertando interesses.




Grande Abraço,
Alberto Souza

Paródia Sistema Respiratório

               Olá amigos, vem aí o "Ciências Musical 2015". Um festival de paródias onde os alunos compõem as paródias e apresentam para toda a escola. Um dos temas foi o Sistema respiratório. A música escolhida pelos alunos da turma 803 foi "Entre nós dois" da banda Malta.



Sistema Respiratório
Leva o ar para os pulmões
Sinto que entrou
Pelas narinas
Faringe, laringe, traqueia e brônquios
E chega até os alvéolos

Refrão
A hematose é
A troca gasosa nos pulmões
Isso é a difusão
O oxigênio vai
Parar na corrente sanguínea

E o C02 é eliminado





Grande Abraço,
Alberto Souza



Crises Convulsivas

                  A crise convulsiva é uma alteração involuntária e repentina nos sentidos, no comportamento, na atividade muscular ou no nível de consciência que resulta da irritação ou da superatividade das células cerebrais. É importante ressaltar que, qualquer condição que afete as células estruturais do cérebro ou altere seu equilíbrio metabólico químico pode desencadear crises convulsivas.
As crises convulsivas podem ocorrer em qualquer pessoa como resultado de lesão cerebral água ou de uma condição cerebral crônica. Outras causas incluem:

  • TCE ou AVE grave
  • Baixos índices de oxigênio no cérebro
  • Drogas
  • Infecções 
  • Tumor cerebral
  • Febre alta
  • Causas desconhecidas

Como agir nesses casos?

  • Se a vítima parece não estar respirando, monitore as vias aéreas e auxilie na respiração se necessário.
  • A vítima não deve ser restringida fisicamente a menos que esteja se colocando em situação de risco.
  • Mova os objetos, não a vítima.
  • Posicione a vítima para permitir a drenagem dos líquidos corporais.
  • Afrouxe roupas apertadas da vítima.
  • Preteja a vítima de curiosos
  • Permita que a vítima descanse após a crise convulsiva
  • Proteja a cabeça da vítima e abra vias aéreas.
No vídeo abaixo, ensino como proceder em casos extremos. Muito cuidado com a cabeça da vítima.


Grande Abraço,
Alberto Souza

Palestra Primeiros Socorros para Todos


A forma como as pessoas reagem em suma situação de emergência antes da chegada do socorro médico costuma determinar como será a recuperação das vítimas. Em casos extremos, pode significar a diferença entre a vida e a morte. Como socorrista, você se torna uma parte importante da equipe de resgate, munido de conhecimentos e das habilidades necessários para prover um atendimento de emergência adequado. Foi pensando nisso, que o IGH, instituto de Gestão e Humanização em parceria com a Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu promoverá nesta sexta feira (24/07/2015) às 14h, a palesta "PRIMEIROS SOCORROS PARA TODOS", com o Professor Alberto Souza.



evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Local: Hospital Ângela Maria Simões Menezes, em Casimiro de Abreu - Rj.
Horário: 14:00 h
A inscrição é feita somente por telefone. 
2778 4440 ramal 240 Falar com Alessandra
A organização do evento irá oferecer certificado!


Curso Assistência Ventilatória Básica

     Olá Amigos, na próxima segunda feira (06/07/2015) às 14h estarei no Hospital Municipal em Casimiro de Abreu - Rj ministrando uma aula  sobre ASSISTÊNCIA VENTILATÓRIA BÁSICA
Caso vocês tenham interesse pelo tema, o evento é gratuito e as vagas são limitadas.
A inscrição é feita somente por telefone. 
2778 4440 ramal 240 Falar com Alessandra
A organização do evento irá oferecer certificado!

 
   Sabemos que a assistência ventilatória é de suma importância para a sobrevida do paciente. Uma boa atuação no momento da crise pode decidir uma intubação orotraqueal.
 
          Anatomicamente, a traqueia é um tubo que apresenta anéis cartilaginosos com cerca de 1,5 cm de diâmetro e 10-12 cm de comprimento.
          Sua bifurcação chama-se Carina. O brônquio principal direito é mais reto do que o esquerdo, que é curvo e com o diâmetro menor. Isso faz total diferença quando o paciente for intubado, como o TOT (tubo oro traqueal) deve ficar acima da carina,  caso por algum descuido ele se deslocar abaixo dela, provavelmente irá se deslocar para o brônquio principal direito. Isso é o que chamamos de intubação seletiva, ou seja, o TOT invade um dos brônquios e somente um dos pulmões será ventilado.

 
 

Veja no vídeo abaixo, o trecho da aula onde explico a intubação seletiva:



Grande Abraço, 
Alberto Souza

Apneia Obstrutiva do Sono

          Um dos problemas mais comuns que atendo meus pacientes domiciliares/hospitalares é a Apneia do sono. A apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio respiratório comum, associado a um risco aumentado de hipertensão, insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, fibrilação atrial, diabetes do tipo 2 e outras doenças. Há cada vez mais triagem e identificação feitas com antecedência podem ajudar a prevenir complicações graves  ligadas ao não tratamento apneia obstrutiva do sono. Em meus pacientes, procuro verificar e assegurar se o sono dele ou dela está melhorando com o tratamento. Um tratamento eficaz da apneia do sono resulta apenas em um sono melhor e uma qualidade de vida melhorada, mas também pode ter um impacto em outros distúrbios que o paciente possa ter.
           Embora as pesquisas sobre a relação entre a apneia obstrutiva do sono (AOS) e outras comorbidades continue, alguns estudos demonstraram que os pacientes nos quais a AOS sintomática é tratada com eficácia pelo uso regular da terapia com pressão positiva nas vias aéreas (PAP) também podem ver uma melhora em algumas das condições cardiovasculares e metabólicas. Dentre elas, podemos citar:
  • Diminuição dos eventos cardiovasculares fatais e não fatais
  • Número reduzido de arritmia
  • Pressão sanguínea reduzida
  • Melhora nos níveis de glicose e melhor controle da diabetes
  • Melhora na sensibilidade a insulina e na capacidade de resposta a insulina em pacientes com AOS
  • Diminuição no risco de mortalidade em pacientes que têm AVE isquêmicos
         O tratamento receitado para a maioria dos pacientes com AOS é a utilização de um aparelho de pressão positiva contínua  nas vias aéreas (CPAP), que proporciona um nível contínuo de pressão para manter uma via aérea aberta e prevenir apneias e realização de fisioterapia respiratória.
        Cada vez mais percebe-se como é grande a contribuição que o fisioterapeuta pode dar a esta área, pois ele é um profissional com profundo conhecimento em anatomia, fisiologia e fisiopatologia dos diversos sistemas fisiológicos, em especial o sistema cardiorrespiratório, além do domínio na área do suporte ventilatório não invasivo. O fisioterapeuta pode atuar em distúrbios como bruxismo, síndrome das pernas inquietas, na postura do sono, na higiene do sono e até utilizar conhecimento em distúrbios para tratamento de fibromiálgicos.


Grande Abraço,
Alberto Souza

Pressão Arterial

                Olá Pessoal, hoje vamos aprender um pouco mais sobre a pressão arterial. Muitos alunos me perguntam o que significa quando a pressão está 12 por 8. Aí vai uma breve explicação.       
               A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce na parede das artérias. Então, quando o coração não está contraindo, a pressão no sistema é 80 mmHg (pressão diastólica). Porém, quando o coração se contrai e lança mais sangue no sistema, a pressão sobe para  120 mmHg (pressão sistólica). Portanto, quando dizemos que a pressão no sistema arterial é 12 por 8, significa que a pressão no sistema arterial é de 120 mmHg quando o coração se contrai e se mantém em 80 mmHg durante o período de repouso em que o coração está relaxado.
                                                                                                            
Grande Abraço
Alberto Souza

Treinamento em Primeiros Socorros - Rio das Ostras/RJ

            Nos dias 09 e 10 de maio irei palestrar em mais um grande evento produzido pelo MRBcursos.com/Nepe treinamentos. Parceria  que já se consolida por quase uma década com dezenas de cursos ministrados.
Aprender técnicas de primeiros socorros vai muito além de ajudar o próximo. Com o conhecimento técnico o aluno poderá aplicar as técnicas sempre que sentir necessidade e em situações adversas.


Veja o vídeo de um dos cursos:


 

 Estaremos Juntos em mais este grande evento!!! 

Confira algumas fotos do último curso:

Aula na Oficina Hemorragia
Estou comentando a importância de um bom curativo compressivo para evitar o sangramento excessivo. Caso o sangramento ao cesse de imediato, é preciso realizar a elevação do membro e a compressão de uma artéria mais calibrosa. No caso acima, a artéria braquial. Reparem que a minha mão esquerda está pressionando o ferimento e elevando o membro e a mão direita encontra-se pressionando a artéria braquial afim de haja  diminuição do fluxo de sangue até a chegada do serviço especializado.

 

Grande Abraço,
Alberto Souza