Visitas

A Importância da Fisioterapia Motora em Pacientes Graves

               A incidência de complicações decorrentes dos efeitos deletérios da imobilidade no leito contribui para o declínio funcional, aumento dos custos assistenciais, redução da qualidade de vida e mortalidade pós alta. Todos sabemos que muitas vezes o paciente permanece internado por meses, adotando uma posição imóvel e suscetível à complicações.
              Meu objetivo diário como  fisioterapeuta é de promover a recuperação e preservação dessa funcionalidade podendo minimizar estas complicações. 
            
        Segundo a AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), existem recomendações mínimas à realidade Brasileiras em pacientes internados em unidade de terapia intensiva).

Prevenção e tratamento de atelectasias
Higiene brônquica afim de melhorar as condições respiratórias
Execução de atividades, exercícios físicos e mobilização articular 

           Sem contar que o paciente está em um ambiente novo para ele e cheio de incertezas sobre o futuro. Então, a questão de humanização também deve ser levada em consideração na hora de atender os pacientes.

          Na imagem abaixo, podemos observar o paciente intubado, sedado, imóvel há vários dias!

          A fisioterapia motora também é um recurso fundamental da Fisioterapia em UTI, pois tem como objetivo específico evitar a síndrome da imobilidade através de um programa de exercícios gradual que pode ser iniciado logo que o paciente se torne hemodinamicamente estável, com o objetivo de melhorar a função cardiovascular, respiratória, musculoesquelética, além do bem estar psicológico do paciente e de seus familiares.

Grande Abraço,
Alberto Souza

Fernando Otz grava DVD na Lona Cultural

"Só o amor pode mudar sua história"...

 Diz a música que Fernando Otz cantou em sua apresentação na lona Cultural onde foi gravado seu Primeiro DVD gospel. E foi muito bom participar deste projeto, a banda estava em uma sintonia muito legal. Muita gente me pergunta como eu faço para organizar todas as agendas entre pacientes, aulas, palestras, shows além de dar conta da família. Essa música resume tudo isso, o contra baixo entrou na minha vida e, com certeza, pra ficar.

Medite na Letra:






Grande Abraço,
Alberto Souza

Professor Alberto Souza Ministra Palestra em Simpósio de Radiologia Médica


         Esta semana ministrei uma palestra no X simpósio de Radiologia Médica na cidade de Nova Iguaçú - RJ. Conversamos sobre a importância da nossa postura no dia a dia tanto no trabalho quanto nas nossas atividades de vida diária. Para falar sobre este assunto, fizemos um breve resumo sobre a anatomia humana, assim como a relação da coluna vertebral salientando sobre suas funções e como as posturas inadequadas geram dores ao longo do tempo. A coluna vertebral suporta o peso do corpo, contém e protege a medula espinal que conduz todos os estímulos nervosos do cérebro para os membros superiores, tronco e membros inferiores, permitindo e controlando todas as funções musculoesqueléticas, viscerais do abdômen e estrutural do tórax (pulmão e coração). 

        Qualquer doença que comprometa a coluna vertebral pode colocar em risco todas as estruturas e funções descritas. Na prática, os principais problemas da coluna vertebral são os degenerativos (desgastes) dos discos e articulações da coluna. 
      Com o passar dos anos, o efeito da má postura, ganho de peso corporal, levantar e carregar pesos e o a falta de condicionamento físico podem desencadear problemas na coluna. 

         Sem contar que as posturas erradas e exageradas que adotamos diariamente nos leva a desenvolver doenças degenerativas como a artrose que é a degeneração da cartilagem articular.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!!!


        Quero mandar um abraço para os alunos de Nova Iguaçu, onde fui muito bem recebido! 
Foi muito bom estar com vocês pessoal!!!

Veja um trecho da palestra:


Grande Abraço,
Alberto Souza

Caça Palavras - Sistema Genital

Essa é para você treinar um pouquinho! 

Sistema Genital Masculino e Feminino. Divirta-se!

Feminino: 
Útero, Óvulo, Vulva, Vagina, Cérvice, Ovários, Clitóris, Estrógeno, Progesterona
Tubas uterinas,  Lábios Maiores, Lábios Menores

Masculino:
Pênis, Esperma, Próstata, Testículo, epidídimo, Testosterona, Ducto deferente, Espermatozóide, Vesículas Seminais


Grande Abraço, 
Alberto Souza


Introduções da fala que devem ser evitadas

           Ao longo de uma década ministrando aulas, palestras ou até mesmo participando de pequenas reuniões pude aprender bastante como me comportar perante meus ouvintes. Vou comentar sobre alguns assuntos importantes e vai te ajudar a melhorar suas apresentações.

Pedir desculpas ao auditório

          Se você foi convidado para palestrar, nunca peça desculpas pela falta de preparo. Se não estiver preparado para falar sobre um determinado assunto, não se apresente. Mas se mesmo assim for obrigado a falar por força da atividade profissional ou por qualquer outro motivo, não devemos dizer aos ouvintes que não estamos em condições de desempenhar aquela tarefa. Até porque nem precisamos contar, eles perceberão logo o nosso despreparo.
      
Contar piadas

É desaconselhável contar piadas no início da apresentação por três motivos:
1 - A piada pode não ter graça;
2 - A piada pode ser engraçada e muito conhecida;
3 - A piada pode não ter relação com o assunto.

Se você tiver jeito para contar piadas, aproveite essa habilidade a seu favor, mas prefira usá-las mais para a metade da fala, quando a situação diante do público já estiver controlada.

          Uma técnica que utilizo no meu dia a dia, são os fatos bem humorados. Diferente da piada, os fatos bem humorados não requerem que o ouvinte tenha obrigação de  achar graça, se isso acontecer, eu saio no lucro, caso não aconteça, não vai interferir no restante da minha apresentação.
 
          Quando falamos dos cuidados que devemos ter com os detalhes do local onde a apresentação será realizada, comentamos o fato ocorrido com a rainha Elizabeth II na Inglaterra, que , ao visitar os EUA, se utilizou de uma tribuna mais alta preparada para o presidente George Bush, muito mais alto do que ela. Vimos que, ao discursar nessa tribuna mais alta, a rainha quase desapareceu, ficando visível apenas parte do seu semblante e o chapéu listrado que estava usando na ocasião. Bom, este fato foi bastante comentando por toda a imprensa dos EUA e da Inglaterra e era uma informação presente na cabeça da maioria  das pessoas. Na mesma semana ela se apresentou, outra vez, falando no Congresso americano. Ao iniciar, aproveitou-se daquela informação que passara a ser comentário geral, exagerando o acontecimento e transformando-o num fato bem humorado: "Espero que hoje os senhores possam me ver".
 
          Eu não estava lá, mas com certeza a plateia riu deste fato bem humorado. Entretanto, se o público não achasse graça nenhuma, a rainha iria continuar seu discurso sem qualquer prejuízo na sua fala.
          
Grande Abraço,
Alberto Souza