Olá, ofereço este artigo aos meus colegas Professores. Quero
compartilhar algo que deu muito certo comigo em minhas aulas! Um dia
pensando como poderia tornar meus
processos avaliativos mais dinâmicos, adotei
um sistema de bônus (pontos ou frações de pontos) que são adicionados
usando variadas estratégias:
a) Por assiduidade: Se o frequentou 100%, 90% ou até mesmo
80% das aulas, ganhará um bônus extra no bimestre que pode ser 1.0, 0.5,
ou 0.25 respectivamente por exemplo.
b) Pelo cumprimento das atividades nas datas previstas: Durante o bimestre
pedimos várias tarefas. Entretanto, nem
todos os alunos entregam na data correta. Antigamente eu dava 0 (zero) para
quem não entregava e pronto. Estrategicamente, consegui aumentar o interesse
dando pontos extras para os trabalhos mais criativos e bem feitos. Já postei
alguns aqui neste blog. É impressionante como a maioria dos alunos se motiva
para tentar fazer um bom trabalho melhor no próximo pedido.
c) Outra forma, e a que eu mais gosto, de conceder o Bônus
Particip é a participação VOLUNTÁRIA em debates ou atividades práticas
planejadas. Experimente elogiar publicamente um bom comentário do seu aluno e
verás o que vai acontecer...Exemplo: Um comentário sobre a matéria no meio da
aula, participação em um exercício “desafio”, etc.
Enfim, estas estratégias me ajudam muito no meu dia a dia em
sala de aula, espero que seja útil na realidade da sua escola também.
Grande Abraço,
Alberto Souza