Visitas

Melhore Sua Postura Antes que Seja Tarde!!!

                Ministrarei a palestra "Melhore Sua Postura Antes que Seja Tarde" no Hospital Ângela Maria de Simões Menezes, em Casimiro de Abreu - Rj. As inscrições são gratuitas e as vagas Limitadas, pois é um evento institucional. 

Inscrições somente pelo Telefone: (22) 2778-4440   Ramal: 240    Falar com Alessandra.             

Nos dias atuais, nossa vida é muito apressada, realizamos muitas atividades durante o dia e, na maioria das vezes não percebemos que estamos adotando posturas inadequadas. O nosso corpo, adapta-se a essas posturas erradas formando o engrama sensorial patológico.
             Durante as palestras, muitas pessoas me perguntam como evitar ou prevenir as dores na coluna vertebral. Vou dar algumas dicas:
            Hoje, trago um exemplo de um paciente que chegou ao hospital que trabalhei (HMCA)  com crises torrenciais, dores irradiadas para os membros inferiores, espasmos musculares, parestesias, etc...
            Analise  a figura abaixo. Será que tem algo de errado?

         Dentre outras alterações, vamos observar os corpos vertebrais de L2 e L3. Popularmente, chamamos essas irregularidades de "bicos de papagaio", mas os profissionais de saúde conhecem com osteofitose ou osteófitos marginais.

          A postura do homem sofreu várias alterações no decorrer da história e da evolução do ser humano, de modo que a coluna vertebral, em razão de sua constante posição vertical e das cargas que pressionam determinadas áreas, passou a apresentar doenças e degenerações. A coluna vertebral funciona como uma espécie de alicerce para que o restante do corpo possa se sustentar, sendo que esta sustentação depende de um equilíbrio muscular dinâmico (Candotti, 1993; Fischinger, 1984). Vários autores apresentam o mesmo ponto de vista, considerando a postura como o arranjo relativo das partes do corpo, a disposição das partes do corpo no espaço para a realização de uma atividade  específica (Kendall, Mccreary & Provance, 1995; Kisner&Colby, 1992; Lehmkuhl &Smith, 1989).
O advento da industrialização e a evolução dos meios de transporte e suporte para a vida em geral também favoreceram o surgimento das doenças relativas a coluna vertebral, sendo denominadas por alguns, como doenças da civilização moderna, que estão intimamente ligadas com as atividades da vida diária (AVD) e com o trabalho dos indivíduos.
          A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
         Então amigos, vamos prestar atenção em nossa postura antes que as dores na coluna comecem a aparecer...

           
Grande abraço,
Alberto Souza