Visitas

Fotanela

Os ossos da calvária de um recém nascido não estabelecem contato total uns com os outros.Nestes locais, as suturas formam grandes áreas de tecido fibroso que conhecemos popularmente como "moleira". Anatomicamente, conhecemos como fontanela. A fontanela anterior, normalmente é achatada. Uma fontanela proeminente, pode indicar uma pressão intracraniana elevada.
O seu encerramento ocorre por um processo lento de ossificação, entre os 4 e os 26 meses. A sua persistência deve alertar para causas patológicas  que devem ser investigadas.


Veja algumas causas patológicas:


Forte Abraço,
Alberto Souza

Escoliose

           A estrutura e a função do corpo proporcionam todas as potencialidades para obter e manter a boa postura. A postura pode ser influenciada por hábitos errados que produzem maior tensão sobre as estruturas de suporte, e quando ocorre um desequilíbrio do corpo sobre sua base de suporte, dando origem aos desvios posturais. 
         A escoliose é um desses desvios posturais da coluna vertebral, caracterizado por uma curvatura lateral no plano frontal associado ou não à rotação dos corpos vertebrais nos planos axial e sagital, é de múltiplas etiologias, sendo significante se mede mais de 10 graus. Seu desenvolvimento pode ocorrer desde a infância e se agravar na adolescência, por isso deve ser tratada o mais precocemente possível, pois, após o término do crescimento vertebral, a probabilidade de correção é menor. 

Confira o vídeo:

 Forte Abraço,
Alberto Souza

Vértebras Cervicais

As vértebras cervicais formam o esqueleto ósseo do pescoço. São as menores das 24 vértebras móveis. Localizam-se entre o crânio e o tórax, suportam menos peso em comparação às vértebras mais inferiores a elas. A característica mais evidente das vértebras cervicais, é a presença do forame transverso, o qual permite a passagem da artéria vertebral.

Veja em detalhes na aula abaixo:


Insights: 

1 - Quando alguém te perguntar ou se cair em alguma avalização, fique atento. Em condições normais somente as vértebras cervicais apresentam forame transverso.

2 - As vértebras cervicais apresentam nomes especiais - C1 - ATLAS; C2 - Áxis; C7 - Proeminente


Forte Abraço,
Alberto Souza




Coluna Vertebral - Proteção

            
Olá, hoje vamos falar um pouquinho sobre a função protetora da coluna vertebral! Primeiramente, precisamos lembrar dos ossos da coluna vertebral, que são chamados de vértebras, os quais estão localizados na região cervical, região torácica, região lombar e região sacro coccígea.  Você pode perceber que as vértebras possuem um "buraquinho"chamado de forame vertebral, o qual servirá para a passagem da medula espinal. Quando as vértebras ficam alinhadas, uma superiormente à outra, forma-se o canal medular. Este canal serve como proteção da medula espinal.




Alberto Souza

Vai palestrar? Lembre-se "Menos é mais"

Olá pessoal, a dica de hoje é muito importante para você que precisa falar em público. Eu realmente utilizo este recurso em todas as minhas apresentações. Muitas vezes você já está acostumado com palavras do seu cotidiano, e você chega para dar uma palestra, uma aula ou participar de uma reunião e você começa a fugir disso que você já está acostumado, você tenta falar difícil, palavras mirabolantes, tirando do dicionário para colocar ali naquela conversa!! Você já tem que se preocupar com o conteúdo da sua fala e é lógico que as chances de "dar branco" são muito maiores. Acrescente palavras aos poucos em seu vocabulário, leia bastante e ponha a mão na massa!

Pare de se preocupar em falar difícil, pare de se preocupar em  imitar outras pessoas que você acha que fala bem e você quer imitar e fazer igual!!!

Use palavras do seu cotidiano e seja simples, direto e objetivo!!!!

Lembre-se que:

Forte Abraço,

Alberto Souza

Falar Bem Nos Faz Bem

Falar em público é uma condição imprescindível para quem deseja atingir o sucesso em toda e qualquer área da vida. Se você tem medo de falar em público, não se preocupe, você não está sozinho. Está provado que o medo de falar em público é um dos maiores medos do ser humano.

          E, para comunicar algo, a primeira pessoa que tem que estar bem é você mesmo. Só assim, podemos ajudar outras pessoas a serem melhores. O treinamento FALAR BEM NOS FAZ BEM é uma oportunidade única de mudança e melhoria em sua vida pessoal e profissional. É um treinamento exclusivo da AFScoaching que aborda teorias, técnicas e ferramentas para você melhorar a sua comunicação, melhorar sua performance em palestras e aulas, vender melhor e ainda ajudar muitas pessoas.

Você tem medo de receber críticas?


Hoje o papo é com você que trabalha com comunicação e tem medo de ser criticado! Na verdade, se você tem um cargo de liderança ou se o seu cargo tem relação direta com o público, certamente você irá receber algum tipo de crítica no decorrer da sua carreira. A grande questão não é a crítica em si! Mas como você reage à essa crítica, como você lida com ela no seu dia a dia. Recebeu uma crítica? Avalie muito bem, e veja se o que foi dito a seu respeito tem sentido. Imaginemos que ao final de uma palestra, algum ouvinte me aborde no final e diga assim: " Alberto, a palestra foi muito legal mas você falou muito baixo! Nós, que estávamos lá trás, não conseguimos te ouvir e nem entender nada do que você falou". Eu, como palestrante poderia pensar de duas maneiras:

A primeira é rebatendo esse comentário, afirmando que eu falei em um tom no qual todos podiam escutar com perfeição! E esta pessoa que está dizendo isso foi porque não prestou atenção, pois estava preocupado com as redes sociais no celular.  
A segunda, é fazer uma análise criteriosa sobre o que foi dito! Será que eu falei baixo mesmo? Será que realmente as pessoas que estavam no fundo da sala não conseguiram me ouvir, ou seja, apenas uma parcela do meu público conseguiu entender o que eu estava falando?

Entretanto, Analise a crítica com cuidado e veja onde você pode melhorar. Por que da próxima vez, eu posso falar um pouco mais alto ou posso pedir um microfone para que todos possam ser atingidos pela minha mensagem.
Lembrando sempre que "Humildade é um sinal de inteligência". 


"Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha".


Forte Abraço e Até a próxima!!!

Alberto Souza
Insta: @afscoaching
FB:@afscoachingoficial


Os trabalhos mais criativos dos meus alunos

             Quando peço uma atividade para meus alunos, quero estimula-los ao máximo, fazer com que eles executem a criatividade. As pesquisas neurocientíficas comprovam cada vez mais que a criatividade não é um privilégio de poucos, mas uma potencialidade presente em todos nós.  Se olharmos à nossa volta, vamos encontrar um número sem fim de criações e invenções feitas por seres humanos de todas as idades, classes sociais, níveis de escolaridade etc. É por este motivo que estimulo meus alunos para CRIAR!!! Vejam os melhores trabalhos apresentados:


Fratura Exposta do Rádio
       Além de realizarem esta excelente maquiagem, os alunos fizeram uma encenação simulando um acidente automobilístico e prestaram os primeiros Socorros! Wowww




Osteoporose
             Modelagem do fêmur com gesso. Internamente, pintaram e identificaram o tecido esponjoso dando ênfase à osteoporose. Reparem à perda de massa óssea na epífise proximal.




Úlcera por pressão
A úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele ou tecidos subjacentes, normalmente sobre uma proeminência óssea. Nesta obra, os alunos desenvolveram uma ferida utilizando argila, e muita, mas muita criatividade. Reparem que destacaram o sacro e o pintaram de branco.



Articulação do Joelho
        Com o objetivo de explicar o conceito de condromalácia patelar, os alunos utilizaram biscuit. Tiveram o cuidado de diminuir a quantidade de cartilagem na articulação fêmoro-patelar.  



Displasia fibrosa monostótica em metacarpo
        A displasia fibrosa é uma doença óssea que se caracteriza pela diferenciação anormal de tecido fibroso nos ossos. Utilizando biscuit, os alunos modelaram os ossos da mão e simularam a lesão óssea.



Célula Animal 
       Célula produzida a partir de um abacate onde o núcleo foi representado pelo caroço, e as organelas por massinha.



Úlcera por Pressão

Úlcera por pressão na região do calcâneo.


Fratura exposta da Clavícula


Ferida Antebraço


Pintura - Músculos da face



Pintura - Pulmões
Reparem o tumor no lobo superior do pulmão direito.



Necrose - Pé diabético

Luxação Fêmorotibial


Fratura do Fêmur


Anatomia do Tórax


               Reparem o cuidado que os alunos tiveram para expressar a anatomia e fisiologia do sistema respiratório. O pulmão expandia, setas indicavam as estruturas anatômicas (Faringe, laringe traqueia, brônquios, bronquíolos). Um galhos com "frutinhas" foi utilizado para representar os alvéolos. 
Top de mais né gente?!

Fisiologia Cardiovascular


           O que me chamou atenção nesta apresentação foi como eles conseguiram representar uma bradicardia, taquicardia e assistolia. Reparem dentro do ventrículo esquerdo, em um luz vermelha, no ventrículo direito tinha uma luz azul (no momento que fiz a foto estava apagada). Quando elas quiseram representar a taquicardia, mudavam o dispositivo no pisca-pisca e os batimentos aumentavam, quando quiseram representar a bradicardia, colocavam o pisca-pisca agindo menos. Resumindo, Perfeito!!!!

Osteologia


               Neste trabalho, a riqueza de detalhes ficou muito bem evidenciada. Reparem que a fonte utilizada para expor o tema "Osteologia" tem a forma de osso. Eles criaram uma mão de biscuit com uma fratura na ulna, além de exemplificar alguns tipos de fraturas em um quadro exclusivo. Sem contar a apresentação para as demais turmas da escola, deram um show de inovação! 

Fratura exposta da ulna


              Sério mesmo, se você olhasse só a imagem, certamente pensaria que seria uma fratura. Essa maquiagem representou uma fratura exposta da ulna, reparem a mão hipocorada por conta da hemorragia. Sem contar a expressão da aluna (atriz) rs quando os visitantes passavam para ver o trabalho. Parecia que ela estava com muita dor. É o que eu sempre falo em minhas aulas, tem que estimular essa garotadaaaaa.


Articulação do joelho 


               Mas como eles fizeram esses ossos? Cano e Biscuit!!! Além disso expressaram e fixaram alguns ligamentos do joelho (colateral medial e lataral) e (Cruzados anterior e posterior). Uhulll alunos fora da média!!! Certamente serão lembrados em suas vidas profissionais.



Forte Abraço,

Alberto Souza