Visitas

Ruínas do Presídio Ilha Anchieta

            Em 20 de junho de 1952 houve o "Maior Levante de Presos do Mundo", fato que ficou mundialmente conhecido a ponto de vir um cineasta italiano ao Brasil e contratar Tonia Carrero, Costinha e o argentino Arturo de Córdova, para fazer o filme "Mãos Sangrentas" sobre a história de João Pereira Lima, o líder e executor da Rebelião.
Para a época, a maior rebelião do Mundo!

Fiz estas imagens na Ilha Anchieta em Ubatuba - SP. 

 Vejam as ruínas do antigo presídio:















           Após a  Rebelião, em 1952 os presos rebelados foram julgados na própria ilha em um fórum especialmente constituído para tal fim.
           Em 1955 todos os presos foram transferidos para a Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté e para o Instituto de Reeducação de Tremembé.
       Em 1977 a Ilha passou a ser o Parque Estadual da Ilha Anchieta com finalidade de preservar as instalações históricas, preservar o meio ambiente e oferecer campo para pesquisa científica e atividades culturais.

Bibliografia:  Ilha Anchieta - Rebelião, Fatos e Lendas - Samuel Messias de Oliveira

Grande Abraço, 
Alberto Souza


O Morro São João

                  Tido como um vulcão extinto, na realidade, existem controvérsias a respeito, se é um vulcão extinto ou não. Nenhum geólogo afirmou que o Morro de São João é um vulcão, muito pelo contrário, há uma apresentação no Congresso Brasileiro de Geologia em 2006 que está negando a hipótese do vulcão. As rochas expostas comprovam que esse corpo geológico é originado de atividade magmática que se introduziu pro quilômetros de profundidade. Após o resfriamento magmático e surgimento regional, a estrutura geológica profunda aparece hoje em dia na superfície da Terra. Isto é, houve vulcanismo no passado, porém o vulcão foi completamente eliminado. Conforme os estudos de datação de traços de fissão em apatita, a profundidade de denudação regional da Baixada Fluminense é aproximadamente 3 km, isto é, o corpo geológico do Morro de São João corresponde a um corpo intrusivo subvulcânico que se situou a 3 km abaixo do vulcão que existia no passado. A forma parecida deste morro é devida à erosão diferencial. 

(Fonte: http://wikimapia.org/1838513/pt/Forma%C3%A7%C3%A3o-Vulc%C3%A2nica-ou-Morro-S%C3%A3o-Jo%C3%A3o-729m)

Veja as imagens que fiz recentemente:











Abraço,
Alberto Souza

Retrospectiva do Casamento de Alberto e Renata

          Olá Pessoal, hoje eu vou disponibilizar para vocês a retrospectiva que foi exibida no meu casamento. Quanto comecei a produzir o vídeo, pesquisei muio no youtube e tracei uma linha para fazer o meu. Se você vai casar e tem vontade de fazer um vídeo desses, lembre-se que vai precisar de tempo, pelo menos três meses antes para começar a separar as fotos, músicas que marcaram vocês desde a fase de namoro e noivado.
          A retrospectiva é algo que diz respeito à intimidade do casal, então, veja vários vídeos para ter uma ideia de como você vai montar o seu. Agente resolveu fazer sobre o Chaves. Perdi a conta de quantos episódios baixei para cortar pequenas falas.
         Bom, agora é ver vários vídeos e decidir como vocês vão fazer!!!



            http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=cDeJt95gHFE


Grande Abraço, 
Alberto Souza


A Mata Atlântica em Casimiro de Abreu

         Com um pouco mais de tempo nas férias,  resolvi descer o Rio São João até Barra de São João para acompanhar um pouco da biodiversidade e ter um contato mas próximo com a natureza. Acompanhado por Jorge Costa e pelo piloto Naldinho Carvalho vimos inicialmente que apesar da ação do homem, o rio está relativamente limpo, só vimos uma garrafa plástica durante o percurso até Barra de São João.
                   Pudemos observar uma grande faixa de mata atlântica preservada. Como sabemos, a Mata Atlântica foi a primeira do Brasil a ser explorada pelos colonizadores. Como resultado, as florestas foram quase totalmente destruídas. Hoje restam aproximadamente 7,6% (99.466 Km2) da cobertura inicial, sendo que remanescentes florestais são pequenos e muito fragmentados como o que vimos entre Silva Jardim e Casimiro de Abreu. A maioria dos fragmentos restantes é composta por uma vegetação que cresceu no lugar da mata original (vegetação secundária). O homem altera a distribuição vegetal, não apenas devastando para ampliar ou criar novas áreas  agropecuárias e mineração, mas distribuindo vegetais por ambientes que lhe interessa explorar. Em muitos pontos, como vocês podem observar nas fotos, não existe mais mata ciliar que tem agravado os processos erosivos, pois está sujeita às chuvas intensas concentradas nos meses de verão. Assim, a área encontra-se exposta a desmoronamento e transporte de material excessivo.

          






           Apesar da Mata Atlântica ser considerada uma das regiões de maior biodiversidade do mundo, e de salvaguardar grande número dos rios  (preocupação mundial sobre a escassez das fontes hídricas), é paradoxalmente uma das mais ameaçadas mundo.

Grande Abraço, 
Alberto Souza




Controle das Vias Aéreas e Ventilação na Parada Cardiorrespiratória (PCR)

     Ainda não se sabe o valor ideal da FiO2 durante o processo de ventilação na PCR, porém, em todas as paradas qual é a FIO2 solicitada? Isso mesmo,100%. Sabe-se que que exposição da FiO2 100% é tóxica em longos períodos de administração, mas não há evidências que indiquem essa ocorrência em pacientes a um curto período de tempo durante a RCP. Por isso, seu uso é recomendado além de otimizar a concentração de oxigênio.
    A intubação traqueal era considerada o método ótimo do manejo de via aérea em paciente em PCR. . O tubo traqueal mantém a potência das vias aéreas e permite a aspiração de secreções, ventilações com altas FiO2, com o uso de um balonete, é possível proteger as vias aéreas de aspiração.
  Embora a intubação possa ser realizada durante as compressões torácicas, frequentemente está associada à interrupção das compressões por vários segundos.
          De acordo com trabalhos recentes, a máscara laríngea (ML), quando comparada com a máscara facial, promove uma ventilação mais segura e confiável . Embora a ML não garanta proteção absoluta contra aspiração, estudos têm revelado que a regurgitação é menor com a ML do que com a máscara facial e aspiração é incomum. Quando comparada com o tubo traqueal, a ML promove ventilação equivalente  e a ventilação durante a RCP tem sucesso relatado em 72% a 97% dos pacientes 74,75(Stone BJ, Chantler PJ, Baskett PJ).
       Segundo Silvestri S, Ralls GA, Krauss B et al., a intubação traqueal esteve associada a uma incidência de 6% a 25% de posicionamento incorreto ou deslocamento do tubo não diagnosticados. Incrível não é? Enquanto ocorre a tentativa de intubação, o paciente não ventila e não perfunde! Já presenciei isso por várias vezes! Aí o que acontece? O paciente já está intubado, mas a saturação continua baixa! CHAMA O FISIOTERAPEUTA! Quando fui avaliar o paciente, ou o tubo estava seletivo, ou estava no esôfago! É brincadeira? 
Tratando-se de PCR, o fator tempo é determinante nos quadros de lesão cerebral.
Quando comparada com o tubo traqueal, a ML promove ventilação equivalente, e a ventilação durante a RCP tem sucesso relatado em 72% a 97% dos pacientes.
      A partir desse momento, as ventilações e compressões ocorrerão de formas ininterruptas (oito a dez ventilações.minuto e cem compressões/minuto), a menos que a ventilação esteja inadequada quando as compressões não são interrompidas.
     Segundo o Consenso ressuscitação cardiorrespiratória, os ventiladores automáticos, ciclados a tempo e acionados  manualmente, são aceitáveis em adultos para a ventilação artificial, mesmo que sejam intercalados à compressão o torácica externa, se forem capazes de fornecer um fluxo instantâneo de 100L/min de oxigênio a 100%.
Caso você não tenha estes recursos, Utilize o AMBU enriquecido de O2 só acople o ventilador após a reversão da PCR.



Grande Abraço,
Alberto Souza