Toda semana quando assumo o plantão no HMCA, encontro pacientes internados com AVE.
As causas de AVE são anóxico-isquêmicas (resultado da falência vasogênica para suprir adequadamente o tecido cerebral de oxigênio e substratos) e hemorrágicas (resultado do extravasamento de sangue para dentro ou para o entorno das estruturas do sistema nervoso central).
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) representa uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial, tendo grande repercussão na qualidade de vida dos doentes. A reabilitação assume grande importância afim de ajudar o paciente a readquirir capacidades perdidas e tornar-se novamente independente, tendo particular importância neste processo os prestadores de cuidados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlKXwyyUILxuQoq421RV3KeahcwKGfN7St4KpydeLB2lvmRuA5coWzFWqKo5N-SPuUFJXNzGX0mdHnraE98oC0-23l2wEsoAjCzo9xbMivMvuuPN0avYJh8tNFHpgO69QrwfjcYj8QKpph/s200/AVE.jpg)
Não existe evidência clara da superioridade de um modelo de fisioterapia para reabilitação de AVE relativamente a outro, mas existe alguma evidência a favor de intervenções específicas. Vários estudos demonstraram que a força muscular pode melhorar de modo dependente da quantidade de treino, sem se verificar aumento da espasticidade. A estimulação eléctrica funcional parece também aumentar a força muscular, mas a relevância clínica não é certa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh45If3K-qUc_epNF79SZAzQc6ZhOv8db4-mvNOf7DBie1E-B7gdtgtIQzTA8luAmpBLrQxs8kCYQFQDU9P3xvnLCermhklQQSXV9OrPCIehDs84DxuGXVx2Oe1g_YX5KdqVQYJazwzqePH/s200/AVE+2.jpg)
E não se esqueçam: "A recuperação é lenta. Paciência e dedicação são pontos fundamentais para a reabilitação."
Grande Abraço,
Alberto Souza