Quando pensamos em injúria tecidual, seja de qual for o tamanho e proporção, pensamos logo na forma como ela vai sicatrizar. Existem diversas formas de pensamentos e tratamentos quanto falamos em cicatrização. Há, ainda, quem defenda o meio seco como forma de acelerar o processo cicatricial, mesmo existindo diversos estudos e pesquisas provando as vantages do meio úmido sobre o meio seco. Se entendermos a fisiologia da cicatrização, veremos que uma lesão irá cicatrizar tanto se mantivermos o meio seco quanto o meio úmido. O que irá fazer a diferença são o tempo e quantidade de energia que organismo irá gastar para fechar a lesão.
Ou seja, quem faz a cicatrização acontecer não são os profissionais envlvidos na execução de um curativo, nem os produtos utilizados para isso. Ambos podem acelerar ou atrasar este processo, mas quem executa a ação é o organismo de quem é portador da lesão.
A Escolha é nossa!!!
Nós podemos ajudar ou atrapalhar... Depende do nosso conhecimento, da técnica e dos produtos que utilizamos em cada situação.
Alberto Souza