Visitas

Primeiros Socorros - Avaliando o Local

                  Olá Pessoal,   hoje vamos aprender um pouco mais sobre como avaliar o local do acidente antes de atender a vítima propriamente dita.

Caso queira receber gratuitamente os e-books em PDF das postagens e atualizações do blog, promoções para treinamentos da AFS Coaching e muito mais, cadastre-se no link abaixo:

               O mais importante durante a preparação para realizar os primeiros socorros é garantir sua segurança pessoal. Nunca exponha sua própria segurança a risco. Em seguida, garanta a segurança da vítima e das pessoas presentes no local.  O local da ocorrência também pode fornecer pistas quanto ao estado da vítima, se está doente ou ferida; número de vítimas que necessitarão de atendimento, e quais serão os recursos necessários para lidar com as vítimas no local do acidente de forma eficiente. A avaliação do local da ocorrência é composta por cinco medidas que são destacadas a seguir:


Ligue para o serviço especializado.

1 - Realize o isolamento de substâncias corporais utilizando, se possível, equipamento de proteção individual (EPI)

2 - Avalie o local da ocorrência quanto à presença de situações de risco

3 - Defina se a vítima está ferida.

4 - Defina o número de vítimas.

5 - Determine os recursos necessários.

Riscos com eletricidade:


              Procure fios elétricos soltos no local de qualquer acidente com veículos motorizados, e sempre considere que mesmo os fios soltos estão ativos. Notifique imediatamente a companhia de energia local e os bombeiros e espere que uma equipe treinada desligue a fonte de alimentação antes de se aproximar dos fios. Nunca tente mover os fios soltos por conta própria. 



Veja o exemplo no vídeo abaixo:



             Na palestra "Primeiros Socorros para Todos", vimos um exemplo clássico de como devemos avaliar o local:





Forte Abraço,
Alberto Souza

Primeiros Socorros - Lesões na Coluna

 Olá Pessoal,   hoje vamos aprender um pouco mais sobre as lesões na coluna vertebral.

Caso queira receber gratuitamente os e-books em PDF das postagens e atualizações do blog, promoções para treinamentos da AFS Coaching e muito mais, cadastre-se no link abaixo:

                                                   CADASTRE-SE AQUI       

            A coluna vertebral é composta de uma sequência de vértebras. A medula espinal, que controla muitas funções nervosas do corpo, passa através de um canal formado pelas vértebras. Uma lesão na coluna pode pinçar ou lesionar a medula espinal, resultando em danos permanentes e invalidez.

Deve-se suspeitar de lesão medular nas seguintes situações:

  • Acidentes com veículos motorizados;
  • Acidentes com veículos e pedestres;
  • Quedas (mesmo que pareçam insignificantes);
  • Traumatismo na cabeça, região cervical ou tronco;
  • Acidentes com motocicletas;
  • Acidentes de mergulho (principalmente em água rasa);
  • "Quase afogamento" sem testemunhas;
  • Acidentes em esportes que danifiquem o capacete;
  • Lesões violentas, agressões e ferimentos por arma de fogo;
  • Vítimas de acidentes com alteração do nível de consciência.


Sinais e sintomas da lesão medular

  • Dor em qualquer região da coluna vertebral. A dor decorrente de uma lesão medular pode ser localizada, e a vítima pode ser capaz de indicar exatamente onde dói. Nunca peça à vítima que se movimente e nunca movimente a vítima para verificar se ela sente dor.
  • Deformidade evidente da coluna vertebral à palpação. Nunca faça a vítima tirar a roupa para você examinar suas costas, já que o movimento pode agravar qualquer lesão existente.
  • Dormência, formigamento ou perda da sensibilidade nos braços e nas pernas.
  • Fraqueza ou paralisia nos braços ou nas pernas.
  • Incontinência fecal ou urinária.
CUIDADO

                 Não tente movimentar a vítima, chame o serviço especializado. Qualquer movimento incorreto, pode deixar a vítima com lesões irreversíveis.
                Por isso, é necessário atualizar-se, receber um treinamento adequado sob a orientação de instrutores qualificados.


Forte Abraço,
Alberto Souza

Estabilização de Veículos e Extricação de Vítimas

                   
   Olá Pessoal,   hoje vamos aprender um pouco mais sobre as diretrizes básicas de estabilização de veículos e extricação de vítimas. 

Caso queira receber gratuitamente os e-books em PDF das postagens e atualizações do blog, promoções para treinamentos da AFS Coaching e muito mais, cadastre-se no link abaixo:




Diretrizes Básicas

              A diretriz número um no fornecimento de primeiros socorros para vítimas no local de uma colisão automobilística é a mesma para qualquer outra situação: Sua segurança como socorrista é a prioridade. Por exemplo, se você iniciar os cuidados a uma mulher presa às ferragens de um carro antes de saber se o carro está estável, pode se ferir quando o carro se mover - e a equipe de emergência enviada ao local do acidente terá mais de uma vítima para tratar. Leve o tempo necessário para assegurar sua própria segurança; se você se ferir, não poderá ajudar a vítima.
                  Além de assegurar que o veículo está estável, você precisa assegurar que pode:

  • Chegar com segurança até a vítima.
  • Prestar os primeiros socorros sem risco de lesão pessoal.
  • Mover suprimentos ou equipamentos sem risco para sua segurança.
  • Envolver outras pessoas nos cuidados da vítima se necessário, sem arriscar sua segurança ou a de outros.
Na maioria dos casos, não será necessário remover a vítima imediatamente, e será possível esperar a chegada da equipe de resgate.


          
           A regra geral é deixar as vítimas onde estão, a menos que estejam ameaçadas por um perigo imediato, como um tráfego incontrolável, risco de explosão, risco de afogamento, incêndio ou presença de produtos químicos ou gases.

             

Resumindo:


  • Sempre que possível, deixe que equipes de resgate treinadas ou profissionais realizem a estabilização do veículo e a extricação de vítimas.

  • Se for possível esperar a chegada das equipes de resgate, controle os riscos, estabilize o local do acidente, obtenha acesso à vítima e realize o atendimentode salvamento de vítima - Mas não tente removê-la do veículo.

  • Certifique-se de procurar por todas as vítimas que podem estar envolvidas; procure em valas, mato alto e debaixo do painel.

  • Se houver fios elétricos soltos no local, peça às vítimas para ficarem no veículo; nunca tente mexer sozinho em fios elétricos derrubados.




Forte Abraço,
Alberto Souza




Primeiros Socorros em Queimadura

Olá pessoal, caso queiram receber gratuitamente os e-books em PDF das postagens e atualizações do blog, promoções para treinamentos da AFS Coaching e muito mais, cadastre-se no link abaixo:

                                                            CADASTRE-SE AQUI
           

   Mais de 500.000 vítimas de acidentes com queimadura dão entrada em hospitais anualmente nos Estados Unidos, de acordo com a Americam Burn Association. Aproximadamente 4.000 vítimas morrem todos os anos em decorrência de queimaduras. A maior parte das mortes por queimaduras são resultantes de incêndios residenciais.

Avaliação de queimaduras

A gravidade de uma queimadura é determinada pelos seguintes fatores:


  • Profundidade da queimadura;
  • Porcentagem queimada do corpo;
  • Gravidade da lesão;
  • Local da queimadura;
  • Complicações associadas (como condições físicas ou mentais preexistentes);
  • Idade da vítima.
Treinamento produzido pela AFS Coaching

         As queimaduras mais comuns são as térmicas (produzidas por chamas) e as resultantes de irradiação (causadas por calor irradiado, como o do sol). Fatalidades que resultam de um fogo tipicamente ocorrem em decorrência de fechamento das vias aéreas superiores, inalação de fumaça tóxica, ou outro trauma. É improvável que a vítima morra pela queimadura propriamente dita.

Primeiros Socorros

1 - Avalie o local  e Ligue para o serviço especializado.

2 - Afaste a vítima da fonte da queimadura. Leve-a para longe do foco do incêndio, de modo que ela não inale a fumaça.

3 - Elimine a causa da queimadura: Apague o fogo. 

4 - Avalie as funções vitais e aplique o tratamento para as complicações cardíacas e respiratórias.


       Nunca aplique manteiga, óleo ou gordura sobre uma queimadura. Não utilize gel ou pomada sobre queimaduras de segundo ou terceiro graus. Não aplique gelo ou compressa de gelo sobre  uma queimadura.


Forte Abraço
Alberto Souza