Olá Amigos, hoje vamos conversar sobre um assunto muito importante no mundo pessoal e profissional. Esta semana, quando fui convidado para palestrar para um grupo de fisioterapeutas na Cidade de Casimiro de Abreu - RJ, conversamos sobre a importância do descobrimento da sua real identidade. Ou seja, quem é você?
Esta é a pergunta mais importante e a mais difícil de responder. É preciso muita força interior, coragem e honestidade para observarmos a nós mesmos e nos fazermos uma pergunta como esta, mas os resultados são extremamente gratificantes.
Conhecendo e aceitando a si mesmo a ponto de não haver nenhum aspecto de seu ser que evite confrontar, você se tornará um ser humano totalmente estável e equilibrado, capaz de avaliar suas atitudes e se sentir bem consigo mesmo. Autoconhecimento significa:
Gostar de si mesmo
Deixar de lado a autocrítica e a falsa modéstia e passar a apreciar as suas qualidades e seus esforços.
Relaxar
É trabalhar em um ritmo que seja agradável e adequado para você independentemente do das pessoas ao seu redor.
Confiar em si mesmo em qualquer situação
Seja qual for o nível das pressões ou das circunstâncias, você pode utilizar suas melhores qualidades para superar obstáculos.
Ter seu próprio sistema de crenças
Conhecer suas crenças mais profundas e manter-se fiel a elas ainda que as pessoas duvidem de seus princípios ou não concordem com eles é a base do autoconhecimento.
Manter-se firme apesar das dificuldades
Manter a mente focada nos objetivos e não desviar deles.
Superar os obstáculos do caminho
Aprender a se desviar ou a enfrentar cada um deles sem prejudicar as pessoas.
Enfrentar todas as situações com calma e segurança
Porque sua essência é forte e inabalável e você sabe que não precisa que as pessoas lhe digam quem você é ou o que devem fazer.
Essas são algumas qualidades de uma pessoa autêntica, nem totalmente inflexível nem generosa em excesso, capaz de manter o foco de seus objetivos e de valorizar os sentimentos e a opinião das outras.
Grande Abraço,
Alberto Souza