"Sorrir para uma pessoa provoca uma reação recíproca e igual, mesmo quando ambos os sorrisos são falsos." Allan Pease
Uma experiência realizada pelo professor Ulf Dimberg, da universidade de Upsala, Suécia, revela que o inconsciente exerce controle direto sobre os nossos músculos faciais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxq729ZCLv9HyXQw8e5Hd49QO1MDBrAUIhn_zDplMW2rw_b9d_jqs4MMMVVJxn_042MQC3bvKkvYGauGpBq2aWANdWyCXfDaSlhF9AJbyhKSNHeV4JzSXHZqxrbfkveh3xbmI5nJHCq56V/s1600/M%C3%BAsculos+da+face.jpg)
É por isso que sorrir regularmente é parte integrante de nosso repertório de linguagem corporal, mesmo quando não estamos dispostos, porque o sorriso influencia diretamente as atitudes das pessoas em torno de nós e a forma como elas reagem à nossa presença.
Todas as semanas sou solicitado para atender alguma criança no setor de Pediatria do hospital que trabalho e, como você sabe, existem crianças que tem um verdadeiro pavor ao famoso JALECO BRANCO. Então, o jeito é sorrir!!!! Já vimos que sorrir, gera uma ação recíproca! Principalmente nas crianças que estão ali no hospital com um acesso venoso, fazendo uso de diversas medicações, convivendo com outras crianças doentes, etc.
"Quem não consegue rir, não deve ou não deveria trabalhar com pediatria."
Charles Darwin já observava isso em 1872 quando publicou ( The Expression of the emotions in a man and animals), "quando rimos a circulação se acelera, os olhos ficam mais brilhantes e a cor das faces se revigora. O cérebro, estimulado pelo aumento do fluxo de sangue, ativa a capacidade mental".
Sorria Mais!!! rsrs
Grande Abraço,
Alberto Souza