Visitas

Paródia - Cuidado com o Tétano

             Olá Pessoal, hoje irei apresentar uma paródia que um grupo da turma 2004 apresentou para minha disciplina (biologia). Dentre os assuntos do quarto bimestre, o segundo ano trabalhou  o conceito das principais doenças tendo como meta principal a PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE. Então, realizamos um festival de paródias na Escola Estadual Álvaro Bastos em Macaé - RJ e os resultados foram muito satisfatórios.
Um dos grupos da turma 2004 estudou sobre o Tétano e apresentou um excelente trabalho.
 
Parabéns Amigos, vocês Mandaram muito bem!!!



 
 Cuidado com o Tétano
 
Olha  eu vou te falar

Com o tétano você pode ficar

Essa infecção pode começar

Esporos entram pelo ferimento

É melhor ficar atento


 

Dos sintomas vou falar
 
Dor de cabeça e dor de garganta

Contração, febre e convulsão

Espasmos que recurvam a cabeça

E também o calcanhar

 

Tétano, infecção aguda e grave

Tão infecciosa e não contagiosa

Melhor se vacinar porque pode

Matar você...

Causada, pela neurotoxina

Tetanospasmina

Que é produzida pela bactéria

Gram Positiva


Então cuidado para não pegar

Pois com espasmos “cê” pode ficar

Significa contrair esticar

E também rigidez muscular

 

Olha vai se prevenir

Se você pegar você não vai curtir

Faça de tudo para então fugir

Se liga na dica que eu vou te dar

Então vai se vacinar!
 
 
 
Grande Abraço,
Alberto Souza

O Pagode das Aves

A galera do primeiro  ano  da Escola Estadual Álvaro Bastos mandou muito bem. Embalados pela voz do jovem Talento Thiago Venâncio, os alunos cantaram e aprenderam um pouco  mais sobre as principais  características das aves. Até eu dei uma canja no baixo.

Vale a pena conferir!!!



Grande Abraço,
Alberto Souza

Até 2030, 75 milhões de pessoas morrerão por causa do cigarro

             Hoje iremos conversar sobre um assunto bastante delicado e que tem me preocupado bastante. Toda semana quando chego ao hospital, me deparo com vários pacientes internados com problemas respiratórios e principalmente, problemas relacionados ao fumo.       
             Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de fumantes ultrapassa um bilhão de pessoas em todo o mundo e o número de mortes anuais devido ao  tabagismo chega aos cinco milhões. estima-se que, entre 2005 e 2030, cento e setenta e cinco milhões  de fumantes morrerão por complicações  associadas ao uso de tabaco. Cabe destacar que aproximadamente dois terços dos fumantes mundiais vivem em apenas 10 países, dentre eles, China, Índia, Indonésia, Rússia, EUA e Brasil (World Health Organization [WHO], 2008.
           O que impressiona é que todos os pacientes atendidos só emitem o desejo de parar de fumar quando estão internados e com dispneia (popularmente conhecida como "falta de ar") e, muitas vezes o problema é de difícil estabilização e a evolução ao óbito é inevitável.
         Observe a coloração azulada de um pulmão de um paciente com  DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).



  
     O Enfisema é uma resposta aos efeitos nocivos e caracteriza-se por aumento anormal e permanente dos espaços aéreos, distais aos bronquíolos terminais, acompanhado de destruição de suas paredes.  As alterações no enfisema reduzem o recolhimento elástico pulmonar nas vias aéreas na expiração e leva a obstrução irreversível no fluxo aéreo.
         Os pacientes com DPOC apresentam alguma combinação de  bronquite crônica e enfisema pulmonar, que estão intimamente ligados com o fumo de cigarros.
      Segundo Cecil, a interrupção do fumo é indispensável, e os médicos devem fornecer aconselhamento sobre as estratégias de cessação de fumo atualmente disponíveis. Outros irritantes brônquicos devem ser retirados, porque esta medida isolada pode propiciar alívio dos sintomas. 
       Um dos meus objetivos nos casos mais graves é realizar a higiene brônquica, que visa a eliminação das secreções brônquicas retidas. A inspiração profunda, seguida pela tosse provocada constitui a manobra mais importante. A produção de escarro pode ser mais eficaz quando as regiões pulmonares mais envolvidas estão na posição superior (drenagem postural) e aplicam-se técnicas fisioterapêuticas para mobilizar e eliminar as secreções.

Agora é com você! Pare de Fumar Enquanto é tempo!

A DECISÃO FINAL É SUA!!!

Grande Abraço,
Alberto Souza