Visitas

O que é respirar por aparelhos?

         Como mencionei no artigo passado, o Philip Drinker pensou em fazer algo próximo do fisiológico, e o que é o fisiológico? Ele tentou fazer com que o paciente puxasse o ar com o auxílio da máquina, por isso  ele inventou o pulmão de aço e, no início funcionava bem mas com a evolução tecnológica e outras facilidades acabou sendo substituído por outra tecnologia.

        Na ventilação mecânica por pressão positiva, o ar é jogado para dentro da pessoa. Por isso dizemos que a Ventilação mecânica por pressão positiva é um processo “antifisiológico” e precisamos entender que não é um método curativo, mas foi um marco na ventilação mecânica moderna!  Forrest Bird, piloto na segunda guerra mundial quando pilotava um bombardeiro Junkers 88, dos Estados Unidos, chamou sua atenção um regulador encontrado na cabine, usado para fornecer oxigênio aos pilotos a grandes altitudes. Ele aperfeiçoou o aparelho e, com o tempo, desenvolveu o Bird Mark 7, qualificado pela AARC como "o primeiro ventilador moderno para usar em pacientes críticos". O Dr. Bird, homem extremamente importante, faleceu ano passado aos 94 anos de idade. 

Grande  Abraço,

Alberto Souza

O Pulmão de Aço

                  Agente pode falar em ventilação mecânica pra vários profissionais diferentes: Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, etc. Quem já entrou em um CTI já viu alguém intubado. Até mesmo quem nunca entrou em um CTI mas está sempre vendo novelas, já percebeu um desses atores ou atrizes fazendo uso de Ventilação Mecânica. Até nos filmes vemos isso com frequência. Um exemplo clássico ocorreu no filme “Tropa de Elite 2” onde o filho do Capitão Nascimento precisou ser intubado após ser baleado. A Ventilação Mecânica é um método de suporte para o paciente durante uma determinada enfermidade. Se uma pessoa não consegue respirar espontaneamente, existem duas alternativas: a primeira é socorrer rápido e aplicar algum tipo de ventilação (seja ela invasiva ou não) e a segunda é aguardar o serviço funeral. O fator tempo é fundamental nestes casos.
            Tudo começou na década de 20, muita gente morria com insuficiência respiratória, o professor  Philip Drinker é conhecido por ter inventado o pulmão de aço. Ele imaginou que  se conseguisse criar um equipamento capaz de fazer as pessoas respirarem,  esse equipamento  conseguiria  manter a vida por mais tempo.
            Nesse pulmão de aço, a pessoa entrava em uma câmara e ela respirava por pressão negativa, ele pensou em fazer algo próximo do fisiológico, ou seja, ele tentou fazer com que a pessoa puxasse o ar, bem diferente do que vemos hoje em dia.       Acontecia um deslocamento da caixa torácica e o paciente conseguia puxar o ar para dentro dos pulmões. Aí você me pergunta: Mas Alberto, funcionava bem?
            Sim, com certeza, ela revertia o quadro de insuficiência respiratória em mas de 90% diziam os médicos. Mas foi o “ponta pé inicial”, foi o início de tudo. Mas infelizmente muitos pacientes morriam de infeção. Imaginem como era difícil fazer assepsia, mudança de decúbito, etc... Era bastante complicado.

Em breve falarei da história da VM por ventilação positiva. Método adotado nos dias de hoje!

Grande Abraço,

Alberto Souza