Visitas

Paródia Ossos do Carpo

             O terceiro grupo de ossos da mão e do punho são os carpos, os ossos do punho. 
     Fileira Proximal Começando na porção lateral ou no lado do polegar está o escafóide, algumas vezes referido como navicular. Um dos os­sos tarsais do pé é algumas vezes  também chamado de navicular ou escafóide. Contudo, o termo correto para designar o osso do tarso do pé é navicular, e o osso do carpo do punho é escafóide.
        O escafóide, um osso em forma de barco, é o maior dos ossos da fileira proximal e articula-se com o rádio proximamente. Sua localização e articulação com o antebraço o tornam importante em termos radiográficos, visto que é o osso do carpo mais freqüentemente fraturado.


            O semilunar (em forma de lua) é o segundo osso do carpa da fileira proximal e também se articula com o rádio. Distingue-se por sua pro­funda concavidade na superfície distal, onde se articula com o capitato, da fileira distal de ossos do carpo.
      O terceiro osso do carpo é o piramidal, que apresenta três superfícies articulares e distingue-se pela forma de pirâmide e a articulação anterior com o pequeno pisiforme.
       O pisiforme (em forma de ervilha) é o menor de todos os ossos do carpa e localiza-se anteriormente ao piramidal, mais evidenciado nas vistas anterior.
          A segunda fileira, mais distal, dos quatro ossos do carpo articula-se com os cinco ossos metacarpos. Começando novamente pela porção lateral, ou pelo lado do polegar, encontramos o trapézio, um osso de forma um tanto irregular, com quatro faces, localizado entre o escafóide medialmente e o primeiro metacarpo distalmente. O osso em for­ma de cunha trapezóide, também com quatro faces, é o menor osso da fileira dista!. Esse osso é seguido pelo mais largo dos ossos do carpa, o capitato, ou os magnum, que significa osso grande: Ele é igualmente identificado por sua grande cabeça circular, que preenche proximamente o interior da concavidade formada pelos ossos escafóide e lunar.
   O último osso do carpo da fileira distal é o hamato, que se distingue facilmente pelo processo semelhante a um gancho denominado hâmulo do hamato.
        Toquei esta paródia com os alunos do curso técnico em Radiologia em Rio das Ostras - RJ.

A galera estava animada!!!!





Grande Abraço,
Alberto Souza