Visitas

Curiosidades Sobre a Coluna Vertebral

          Olá Amigos, hoje vamos aprender um pouco mais sobre a coluna vertebral, eixo do corpo que muitas vezes, só lembramos dela quando sentimos alguma dor.
          A primeira coisa que temos que ter em mente é que a coluna deve conciliar duas exigências contraditórias: Estabilidade e Flexibilidade.
          A estabilidade é possível graças à sua potente estrutura, constituída pelas fáscias, pelos músculos, pelos ligamentos e aponeuroses. Esta qualidade mecânica permite ao homem ficar de pé. Observe a figura abaixo:


             Sua Flexibilidade deve-se ao fato de estar constituída por numerosas peças superpostas, são as vértebras - 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais (fundidas), e 4 vértebras no cóccix (fundidas),  e os discos intervertebrais.


Nossa coluna deve cumprir três funções:

*   Uma função estática, atribuída aos corpos vertebrais e aos discos;
*  Uma função cinética, atribuída ao arco posterior (articulações interapofisárias, processos transversos, processos espinhosos);
*   Uma função de proteção, desempenhada pelo canal vertebral.

Vamos cuidar bem da nossa coluna para evitar-mos complicações...

Grande Abraço,
Alberto Souza




Curso de Emergências Cardiológicas


Esse curso tem como objetivo ajudar  alunos da área de saúde e qualquer pessoa interessada no assunto a identificar possíveis alterações cardíacas, bem como atuar de forma benéfica e eficaz proporcionando o bem estar e melhora da pessoa envolvida até a chegada em uma unidade hospitalar ou coronariana.
Podemos conceituar  a  Insuficiência Cardíaca como sendo uma complexa síndrome clínica, que pode decorrer de qualquer transtorno estrutural ou funcional cardíaco que prejudique a capacidade dos ventrículos em se encher de sangue ou em ejetar sangue.

Contudo, o aluno irá aprender mais sobre:

Anatomia e Fisiologia do Sistema Cardiovascular
Anatomia Radiográfica
ECG
Infarto Agudo do Miocárdio
Edema agudo de Pulmão
Suporte Ventilatório
Principais condutas de Enfermagem nas Emergências cardiológicas

O Curso ocorrá em Rio das Ostras – RJ e tem carga horária de 10 h/a, Vagas Limitadas.
  

 
 
Grande Abraço,
 
Alberto Souza

Respiração Aeróbia

Glicólise

             A glicose transforma-se em duas moléculas de  ácido pirúvico, com lucro líquido de duas moléculas de ATP para a célula. O processo sempre ocorre no hialoplasma.

Ciclo de Krebs
            Cada molécula de ácido pirúvico penetra na mitocôndria e transforma-se em ácido acético (ou acetil-coenzima A), com perda de CO2. O ácido acético inicia um ciclo complicado que envolve várias reações. Durante o ciclo, ocorrem duas coisas fundamentais: saída de CO2 e saída de Hidrogênios.
 
Cadeia Respiraória

O hidrogênio liberada nas várias etapas combina-se com o oxigênio proveniente do meio, formando água e liberando grande quantidade de energia, que serve para “recarregar” moléculas de ATP da célula.
O hidrogênio liberada nas várias etapas combina-se com o oxigênio proveniente do meio, formando água e liberando grande quantidade de energia, que serve para “recarregar” moléculas de ATP da célula.

             O hidrogênio liberada nas várias etapas combina-se com o oxigênio proveniente do meio, formando água e liberando grande quantidade de energia, que serve para “recarregar” moléculas de ATP da célula.


 
Em resumo:
 
Na respiração aeróbia, a desmontagem da glicose pode ser resumida assim, simplifidadamente:
a) Quebra gradativa entre os carbonos de CO2 (descarboxilação);
b) Remoção dos hidrogênios da glicose em vários momentos do processo (desidrogenação);
c) "Queima" dos hidrogênios, ou seja, sua oxidação, na cadeia respiratória.
d) Liberação de energia capturada pelo sistema ADP-------ATP e formação de Água.
 
Agora é estudar e treinar com as questões do ENEM.
 
Grande Abraço
Alberto Souza
 
 
 
 

Crack, a droga da Morte!

                Sabemos que o crescimento do consumo do crack no Brasil tornou-se um fenômeno de saúde pública, sendo hoje chamado de epidemia do crack.
               O crack resulta da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio, pode ser produzido tanto da pasta básica da coca, quanto do pó já refinado. Em sua fórmula há elementos corrosivos como solução de bateria e solvente e também pó de vidro e medicamentos. É uma droga estimulante do sistema nervoso central (SNC), seus efeitos são de intensa euforia, exaltação da energia e libido, sensação de onipotência.


 
                A absorção do crack no organismo é instantânea, alcança o pulmão e cai imediatamente na circulação sanguínea cerebral, esse processo leva em torno de 8 a 12 segundos e o efeito da droga perdura de 5 a 10 minutos.
 
 
 
 
              Os prejuízos neuropsicológicos iniciam-se nos primeiros dias de abstinência e persistem mesmo após seis meses, estes prejuízos são de atenção, concentração, aprendizagem, memória, fluência verbal, assim como alterações no fluxo sangüíneo.
              As graves consequências do consumo de cocaína e crack tornam-se conhecidas. Um estudo com 332 usuários de cocaína da cidade de São Paulo encontrou que 50% deles apresentavam alguma complicação, com 84% relatando calor e rubor, 76% tremores incontroláveis, 21% esmaios, 18% convulsões.
 
Grande Abraço,
Alberto Souza