Visitas

Impulso elétrico no neurônio e o tato

Mais uma vez, os alunos do segundo ano lá do Álvaro Bastos em Macaé - RJ mandaram muito bem! Olha o que eles aprontaram desta vez:

Para explicar os mecanismos básicos de ação do sistema nervoso, assim com o potencial de ação do neurônio, transmissão de impulsos elétricos, sinapse e arco reflexo, eles precisaram de uma lâmpada de led, fios, e isopor:



Os mecanismos básicos de ação do sistema nervoso são:

1 - Determinação do tipo de estímulo desencadeador;
2 - Transmissão doo sinal do estímulo até o centro da decisão;
3 - Integração das informações provenientes de diversas fontes;
4 - Encaminhamento de uma resposta ao estímulo desencadeador.

Como o trabalho que solicitei foi sobre o Sistema Nervoso e os deixei a vontade para usar a criatividade, eles decidiram explicar a relação entre o impulso elétrico no neurônio e o tato.

Na aula, expliquei que quando um estímulo qualquer, pressão, por exemplo, seja intenso o suficiente para excitar o receptor nervoso de um órgão qualquer, a pressão exercida por um objeto rígido sobre a pele provoca mudança na membrana dos neurônios receptores. Com isso, ocorre a formação de um impulso elétrico no ponto em que a pele está sendo pressionada e deformada. O impulso elétrico viaja pelos neurônios sensoriais até chegar ao centro de interpretação desse sinal, em geral o cérebro ou medula espinal. Dependendo da intensidade e do tipo do estímulo, o cérebro manda uma resposta.

Veja o exemplo do reflexo patelar:


Não satisfeitos em me explicar em detalhes todo esse processo, os alunos ainda fizeram a lâmpada led acender ilustrando a transmissão de impulsos elétricos ao longo do neurônio.

 
 

Aos alunos: Amanda Grola, Silvia Dantas e Gabriel Jacomine da Turma 2004
Parabéns pelo empenho e pela realização desta belíssima apresentação. 

Grande Abraço,
Alberto Souza