Visitas

Curso de Urografia Excretora

Presenças Confirmadas:
Alberto Souza
Fernando RX
Flávio Antunes
Luiz Carlos Pereira

Fisiologia Cardiovascular

Os movimentos de contração ou sístole do coração impulsionam o sangue venoso do ventrículo direito aos pulmões, num circuito conhecido como pequena circulação ou circulação pulmonar e também ejetam sangue do ventrículo esquerdo à artéria aorta a partir da qual o sangue é distribuído a todo o organismo através da grande circulação ou circulação sistêmica.
Os movimentos de relaxamento ou diástole cardíaca proporcionam o aumento de volume do coração enquanto este se enche de sangue. Considera-se a pressão sistólica normal no valor de 120 mmHg e a diastólica no valor de 80 mmHg. A hipertensão é caracterizada por um valor sistólico igual ou superior a 140 mmHg e uma pressão diastólica igual ou superior a 90 mmHg.
As diferenças de pressão sanguínea fazem o sangue deslocar-se das regiões de alta pressão para as de baixa pressão. A circulação pulmonar ocorre a partir das artérias pulmonares direita e esquerda, resultantes do tronco pulmonar, que levam o sangue venoso do ventrículo direito aos pulmões.
Nos pulmões, as artérias se ramificam até formar uma rede de capilares onde ocorre a hematose ou substituição de gás carbônico por oxigênio no sangue. O sangue oxigenado retorna ao coração pelas veias pulmonares desembocando no átrio esquerdo. Do átrio esquerdo, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e é ejetado pela aorta para a circulação sistêmica.
A aorta inicia uma série de ramificações que formam as grandes artérias, as artérias de médio e pequeno calibre, as arteríolas e os capilares. Do coração aos capilares o sangue vai perdendo pressão ao se deparar com os diversos fatores que determinam a resistência vascular.
Entre os principais fatores que determinam a resistência vascular estão a diminuição do calibre dos vasos e as alterações de trajeto, além das ramificações que aumentam a área a ser percorrida pelo sangue. Nos capilares, o sangue realiza as trocas de substâncias com os tecidos necessárias à manutenção da homeostasia interna do organismo.
      O fluxo sanguíneo para os tecidos é controlado de acordo com as necessidades dos tecidos. A quantidade de sangue bombeada pelo coração num determinado período de tempo constitui o débito cardíaco. O débito cardíaco é controlado pela totalidade de fluxos locais dos tecidos. Num indívíduo adulto normal o débito cardíaco oscila em torno de 5 litros por minuto.

O Gato e a Raposa


Olá Pessoal, tudo bem? Hoje eu li uma história muito interessante que me fez rever alguns conceitos. Com certeza você vai rever alguns também! Espero que gostem.

O gato e a raposa estavam conversando, contando prosa, falando dos outros bichos, até que começaram a falar sobre o cachorro. Quando o gato disse que tinha medo só de ouvir o latido do cão, a raposa comentou, cheia de si:
"Que isso, compadre? Eu é que não tenho medo! Cachorro não me pega, porque tenho mil táticas e estratégias para me livrar dele!"
"Mil táticas?", espantou-se o gato.
"Mais de mil", respondeu a raposa, levantando o queixo.
"Pois eu só tenho uma", disse o gato.
"Que absurdo, meu caro", exclamou a raposa. Se você quiser, posso lhe ensinar alguns de meus métodos infalíveis contra ataques de cães. Vai lhe custar baratinho..."
Nisso, apareceu um cão, ao longe, correndo na direção deles. O gato, sem demora, pulou num galho da árvore mais próxima e ficou lá em cima.
"O meu método é esse", disse o gato à raposa.
Ela então saiu correndo em várias direções, e o cachorro atrás. Entrou em buraco, subiu em morro, escondeu-se atrás de moita, deu voltas e saltos, fez ziguezagues, tentou mil e uma formas de enganar o cachorro, até que foi ficando cansada, perdeu o fôlego e o cachorro lhe pulou no pescoço.
De cima da árvore, o gato via a cena e pensava: "Vou ficando mesmo com esse método que eu sei... É só um, mas é simples e sempre dá certo, porque cachorro não sobe em árvore."