Visitas

Saber conversar é fundamental

A habilidade de conversar será útil a você em qualquer circunstância: no contato com uma ou duas pessoas, numa reunião profissional, proferindo palestras, ministrando aulas, participando de convensões. Enfim, é uma qualidade que sempre o ajudará a abrir portas para o sucesso.
Saber conversar é ter habilidade para contar histórias interessantes, mas também é a arte de saber fazer perguntas para o momento.
Se seu objetivo for iniciar uma conversa ou  criar um ambiente favorável para obter informações em pouco tempo, lance mão de perguntas fechadas, que produzam respostas rápidas e curtas. Por exemplo: Quem? Há quanto tempo? Onde? Quando? Observe que, ao fazer essas perguntas, você consegue respostas objetivas, que possibilitam adquirir rapidamente informações importantes, sem truncar o desenvolvimento do raciocínio ou dispersar a concentração dos ouvintes.
Se, entretanto, seu objetivo for motivar as pessoas a participar mais ativamente da conversa, ou descobrir suas intenções, desejos ou necessidades, faça uso das perguntas abertas, que provocam respostas mais longas, que exigem maior elaboração do raciocínio. Por exemplo: O quê? Por quê? Como? De que maneira?
Você percebeu que, ao contrário do que ocorre com as perguntas fechadas, esse tipo de questionamento exige respostas com maior participação das pessoas, que se obrigam a elaborar o raciocínio e fornecer informações que quase sempre mostram um pouco da personalidade e da maneira de pensar delas.

Espero ter ajudado!!!

Alberto Souza

Não esqueça as Luvas!!!



Nos últimos dias, temos vivido momentos de tensão no Estado do Rio de Janeiro. Muitos ataques aos carros, ônibus, caminhões, etc... A grande questão é a quantidade de lesões que as pessoas sofreram e como foram atendidas no período pré-hospitalar.
Existem vários tipos de microrganismos como Vírus, bactérias, protozoários e fungos que se entrarem em contado com o nosso organismo sem as devidas proteções individuais, podem desenvolver doenças.
A infecção é uma doença causada pela presença de agentes infecciosos que provocam danos em determinados órgãos do nosso tecido do nosso corpo causando febre,dor, edema, aumento dos leucócitos (células de defesa) e secreção purulenta no local afetado.
Além de seu importante papel como componentes da microbiota residente de animais e plantas, em nosso dia a dia convivemos com os mais diversos produtos microbiológicos “naturais” tais como: vinho, cerveja, queijo, picles, vinagre, antibióticos, pães, etc. Paralelamente, não pode ser deixada de lado a importância dos processos biotecnológicos, envolvendo engenharia genética, que permitem a “criação” de novos microrganismos, com as mais diversas capacidades metabólicas.
Os microrganismos, eventualmente provocam doenças no homem, outros animais e plantas. Apesar dos enormes avanços em relação ao tratamento de doenças infecciosas, estas vêm se tornando novamente um tema preocupante, em virtude do crescente surgimento de linhagens bacterianas cada vez mais resistentes às drogas. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde vem demonstrando crescente interesse nas doenças emergentes e reemergentes, de origem infecciosa.
Por isso, devemos nos proteger antes de atender uma pessoa.



As luvas protegem de sujidade grosseira. Elas devem ser utilizadas em procedimentos que envolvam sangue, secreções, mucosas, pele não íntegra, etc...
             

Não coloque suas mãos no sangue de ninguém, proteja-se!!!

Alberto Souza

Desenvolvendo a Musicalidade da Galera...


Como vocês sabem, sou professor de Ciências da Escola Estadual Agrícola Casimiro de Abreu, uma linda cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, diga-se de passagem. Com a ajuda de todos os professores e o apoio da direção, conseguimos colocar em prática um sonho que eu tinha há muito tempo. Associar a minha disciplina à música.
A produção de Paródias é uma das estratégias que desenvolvemos para enfocar o conteúdo de música dentro bimestre. Assim, solicitamos aos alunos que produzissem letras de acordo com as características dos estilos musicais e, abordando vários temas.
Através da pesquisa, da arte de criar e de cantar, da música apresentada à comunidade escolar, demonstramos respeito ao mundo que nos cerca, proporcionando mais qualidade de vida às nossas ações.
Para encerrar o projeto e a feira de ciências, fizemos um show para os alunos e funcionários. No show, tivemos o prazer de contar com a presença do grande músico Wagner José, da banda “Wagner José e seu Bando”, que só faltou fazer a guitarra falar...
Além do Wagner, Matheus Nunes mandou muito bem na batera e tive o prazer de tocar Contra Baixo nesta GIG.  Foi bastante proveitoso e divertido.
“Se cada um fizer a sua parte, não fica pesado pra ninguém”.
No ano de 2011, a idéia é aumentar ainda mais o projeto, e contar com o seu apoio, divulgando, elogiando ou até mesmo criticando, pois é assim que poderemos melhorar cada dia.

O que nós estamos fazendo para alcançar nossos sonhos e objetivos?

Alberto Souza

Feridas - Meio seco ou meio úmido?

                   Quando pensamos em injúria tecidual, seja de qual for o tamanho e proporção, pensamos logo na forma como ela vai sicatrizar. Existem diversas formas de pensamentos e tratamentos quanto falamos em cicatrização. Há, ainda, quem defenda o meio seco como forma de acelerar o processo cicatricial, mesmo existindo diversos estudos e pesquisas provando as vantages do meio úmido sobre o meio seco. Se entendermos a fisiologia da cicatrização, veremos que uma lesão irá cicatrizar tanto se mantivermos o meio seco quanto o meio úmido. O que irá fazer a diferença são o tempo e quantidade de energia que organismo irá gastar para fechar a lesão.
                   Ou seja, quem faz a cicatrização acontecer não são os profissionais envlvidos na execução de um curativo, nem  os produtos utilizados para isso. Ambos podem acelerar ou atrasar este processo, mas quem executa a ação é o organismo de quem é portador da lesão.
                   A Escolha é nossa!!!
                   Nós podemos ajudar ou atrapalhar... Depende do nosso conhecimento, da técnica e dos produtos que utilizamos em cada situação.

Alberto Souza
 

Palestra: A biossegurança dos profissionais de saúde

  É com muito prazer que recebo o convite
para ministrar palestra neste evento.
Irei enfatizar a importância do profissional em
                                               Saúde cuidar da sua Biossegurança.

A Qualidade de Vida no trabalho


Nos últimos anos, a preocupação com a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT passou a ser uma constante na sociedade contemporânea, profundamente marcada por um processo intenso de transformação, com real impacto sobre a vida dos indivíduos. No mundo do trabalho, essa preocupação com a qualidade de vida tem motivado programas específicos de combate às doenças ocupacionais, ao estresse e sobretudo mecanismos de defesa do bem estar do trabalhador, integrando as políticas de recursos humanos.
A importância da QVT reside simplesmente no fato de que passamos em ambiente de trabalho mais de 8 horas por dia, durante pelo menos 35 anos de nossas vidas. Não se trata mais de levar os problemas de casa para o trabalho, e
sim de levarmos para casa os problemas, as tensões, os receios e as angústias acumulados no ambiente de trabalho.
Para Fernandes (1996), pode-se entender QVT como um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.


"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente." (Texto Zen-Budista)

Alberto Souza

PALESTRA GRATUITA (Melhorando a Qualidade de vida do Trabalhador) PARTICIPE!!!

Será um prazer recebe-los neste evento que encerrará
o ano letivo. E aí vai ficar fora dessa?

Sejam bem vindos

É com prazer que estréio este meu espaço destinado
a compartilhar com todos vocês o meu conhecimento.

Alberto Souza
Fisioterapeuta